Page 233 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                 2ª  CATEGORIA   ANALÍTICA: ÊNFASES   DA
                                  SAÚDE  COLETIVA  NA  UnicenP


                                            Nesta categoria, a proposta é analisar como os conteúdos e


                            as práticas da área de Saúde Coletiva são enfatizadas no currículo do Curso

                            de Medicina efetivamente executado na UnicenP, bem como a carga horária

                            real dessas atividades.



                                            A  UnicenP  adota  um  modelo  curricular  estruturado  em

                            disciplinas anualizadas, isto é, seriado anual. Ao todo, são 38 disciplinas no

                            curso  até  a  4ª  série,  sendo  quatro  especificamente  de  Saúde  da  Família  e

                            mais dois  estágios do Internato dos seis que são oferecidos. A maior carga


                            horária de estágio é a da Saúde Coletiva, que representa 1/3 do total.


                                            Na  visão  do  coordenador  do  curso,  a  Saúde  da  Família  na


                            UnicenP  significa  Saúde  Coletiva.  Sobre  as  conseqüências  desta

                            denominação no currículo, em fase de implantação em 2008, comentou ele:


                                    Eu tenho uma resposta óbvia: Saúde da Família, exatamente essa é a
                                    nossa  ênfase,  mas  isso  aqui  é  um  problema.  Porque  não  é  tudo
                                    Saúde  da  Família.  Se  você  pegar  as  ementas,  não  é  Saúde  da
                                    Família. Por exemplo, na primeira série a Saúde da Família I tem
                                    políticas públicas de saúde, tem Epidemiologia mais descritiva, tem
                                    Saúde  Ambiental  e  tem  um  módulo  lá  que  chama  Medicina  e
                                    Sociedade e que a gente acaba dando as ferramentas da Saúde da
                                    Família.  Quando  chega  na  II,  tem  Epidemiologia  mais  analítica,
                                    avança um pouco mais nas políticas públicas, pelo menos na ementa,
                                    e eu não tenho domínio da execução dessa proposta. Na ementa da
                                    Saúde  da  Família  III,  na  teórica,  tem  planejamento  e  gestão  em
                                    saúde,  tem  aqueles  conteúdos  clássicos  da  Saúde  Coletiva.  O  que
                                    gera confusão para os alunos é que a nossa Saúde da Família quer
                                    dizer Saúde Coletiva. (GUNICENP1)





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