Page 233 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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2ª CATEGORIA ANALÍTICA: ÊNFASES DA
SAÚDE COLETIVA NA UnicenP
Nesta categoria, a proposta é analisar como os conteúdos e
as práticas da área de Saúde Coletiva são enfatizadas no currículo do Curso
de Medicina efetivamente executado na UnicenP, bem como a carga horária
real dessas atividades.
A UnicenP adota um modelo curricular estruturado em
disciplinas anualizadas, isto é, seriado anual. Ao todo, são 38 disciplinas no
curso até a 4ª série, sendo quatro especificamente de Saúde da Família e
mais dois estágios do Internato dos seis que são oferecidos. A maior carga
horária de estágio é a da Saúde Coletiva, que representa 1/3 do total.
Na visão do coordenador do curso, a Saúde da Família na
UnicenP significa Saúde Coletiva. Sobre as conseqüências desta
denominação no currículo, em fase de implantação em 2008, comentou ele:
Eu tenho uma resposta óbvia: Saúde da Família, exatamente essa é a
nossa ênfase, mas isso aqui é um problema. Porque não é tudo
Saúde da Família. Se você pegar as ementas, não é Saúde da
Família. Por exemplo, na primeira série a Saúde da Família I tem
políticas públicas de saúde, tem Epidemiologia mais descritiva, tem
Saúde Ambiental e tem um módulo lá que chama Medicina e
Sociedade e que a gente acaba dando as ferramentas da Saúde da
Família. Quando chega na II, tem Epidemiologia mais analítica,
avança um pouco mais nas políticas públicas, pelo menos na ementa,
e eu não tenho domínio da execução dessa proposta. Na ementa da
Saúde da Família III, na teórica, tem planejamento e gestão em
saúde, tem aqueles conteúdos clássicos da Saúde Coletiva. O que
gera confusão para os alunos é que a nossa Saúde da Família quer
dizer Saúde Coletiva. (GUNICENP1)
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