Page 230 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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Cada um dos professores entrevistados explicitou a sua
perspectiva sobre os objetivos da disciplina onde atua. Na Saúde da Família I,
a socióloga entrevistada resumiu assim:
Seria estimular um olhar antropológico, sociológico sobre as
questões da saúde. Então, seria dar uma base que permita a esse
aluno um olhar sobre as questões relativas à saúde, ao ser médico,
que venha de um olhar das Ciências Humanas. (PUNICENP1)
O professor que coordena a disciplina Saúde da Família I
destacou outros aspectos do que considera os seus principais objetivos. Na
visão desse entrevistado, a característica do programa é a inserção precoce
do estudante na rede básica de saúde, com o objetivo de estimular a
percepção das condições humanas do paciente e refletir sobre elas utilizando
os aportes teóricos:
Ela começa na primeira série, onde eu ministro aula com enfoque
em políticas públicas de saúde, histórico da política de saúde e o
próprio Sistema Único de Saúde hoje. A gente já vai com o aluno no
primeiro ano para a Unidade de Básica de Saúde. A Unidade que
fica mais próxima aqui do Campus se chama Jardim Gabineto. É
uma Unidade que tem, na sua área de abrangência, em torno de
nove mil e quinhentos habitantes e três equipes do Programa Saúde
da Família. Esse é o quarto ano que eu coordeno esta disciplina.
(PUNICENP2)
Outro docente considera que o seu principal objetivo é o
ensino da Epidemiologia e sua aplicação:
O meu objetivo é os estudantes saberem o que é a Epidemiologia.
Eles conhecerem seus usos e o quanto ela é importante para a
Medicina. As vantagens que se tem conhecendo a Epidemiologia,
destacar o fato dela se aplicar a qualquer área pretendida pelos
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