Page 232 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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muito cansativo. A carga de emoção que gera uma consulta dessa é
muito grande. E isso a gente não aprende se não estiver aqui na
UBS. Os estudantes dizem assim: “seria muito mais fácil se a gente
tivesse que resolver só o problema médico do paciente.” Então, esse
outro lado a gente não aprende. Acho que o papel interessante do
curso está nisso: vivenciar o paciente como um todo, aproximar os
estudantes da realidade dos serviços de saúde ao máximo.
(PUNICENP6)
O gestor e os professores entrevistados concordam que o
principal objetivo das quatro disciplinas e dos dois estágios do Internato é
trazer os conteúdos da Saúde Coletiva para o campo da prática profissional
desenvolvida no SUS e que são de fato importantes para a boa formação
geral do médico. Assim, seja pela perspectiva de promover o exercício
profissional em um contexto real e humanizado, seja pela inserção precoce do
estudante na rede básica de saúde, articulando teoria e prática, o que
prevalece na instituição é a intenção de formar o médico comprometido e
integrado à realidade social.
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