Page 232 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                    muito cansativo. A carga de emoção que gera uma consulta dessa é
                                    muito  grande.  E  isso  a  gente  não  aprende  se  não  estiver  aqui  na
                                    UBS. Os estudantes dizem assim: “seria muito mais fácil se a gente
                                    tivesse que resolver só o problema médico do paciente.” Então, esse
                                    outro lado a gente não aprende. Acho que o papel interessante do
                                    curso está nisso: vivenciar o paciente como um todo, aproximar os
                                    estudantes  da  realidade  dos  serviços  de  saúde  ao  máximo.
                                    (PUNICENP6)


                                            O  gestor  e  os  professores  entrevistados  concordam  que  o

                            principal  objetivo  das  quatro  disciplinas  e  dos  dois  estágios  do  Internato  é


                            trazer os conteúdos da Saúde Coletiva para o campo da prática profissional

                            desenvolvida  no  SUS  e  que  são  de  fato  importantes  para  a  boa  formação

                            geral  do  médico.  Assim,  seja  pela  perspectiva  de  promover  o  exercício

                            profissional em um contexto real e humanizado, seja pela inserção precoce do

                            estudante  na  rede  básica  de  saúde,  articulando  teoria  e  prática,  o  que


                            prevalece  na  instituição  é  a  intenção  de  formar  o  médico  comprometido  e

                            integrado à realidade social.























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