Page 172 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                            Quanto à opinião dos estudantes sobre as técnicas de ensino,

                            foi  assinalado  que  em  mais  de  90%  das  atividades  de  ensino  predomina  a

                            aula expositiva. O grau de integração curricular difere significativamente entre

                            a turma de 2004 que tem uma opinião inicial de um currículo integrado, que


                            diminui muito ao final do curso. No  entanto, entre os ingressantes de 2007,

                            apenas  12%  têm  essa  opinião  e  metade  desse  percentual  refere-se  aos

                            concluintes  o  que  reforça  a  impressão  de  que  a  fragmentação  curricular

                            aumentou ao longo dos últimos anos no curso.



                                            Finalmente,  em  relação  aos  instrumentos  de  avaliação

                            utilizados  no  curso,  os  estudantes  relataram  que  em  mais  de  93%  das

                            disciplinas são as provas escritas ou os testes, não havendo um investimento


                            específico da  avaliação prática e das habilidades e atitudes profissionais no

                            curso,  nem  no  seu  início  e  menos  ainda  no  Internato,  evidenciando  a  não

                            valorização  de  dimensões  não-cognitivas  de  aprendizado  na  formação  do

                            estudante.



                                            Em relação ao desempenho dos alunos na prova do ENADE

                            em  2004,  comparando  as  notas  médias  dos  alunos  em  formação  geral,

                            percebe-se que a diferença entre as notas dos ingressantes da instituição foi

                            de 11 pontos acima da média do Brasil. Em relação aos concluintes, a nota


                            média da instituição foi 9 pontos acima da média nacional (56,3).


                                            Quanto  às  notas  médias  dos  alunos  no  componente

                            específico  na  prova  de  Medicina,  a  nota  média  dos  concluintes  da  UFPR


                            (50,6) foi maior do que a média brasileira (47,2). Nesse mesmo componente,
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