Page 172 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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Quanto à opinião dos estudantes sobre as técnicas de ensino,
foi assinalado que em mais de 90% das atividades de ensino predomina a
aula expositiva. O grau de integração curricular difere significativamente entre
a turma de 2004 que tem uma opinião inicial de um currículo integrado, que
diminui muito ao final do curso. No entanto, entre os ingressantes de 2007,
apenas 12% têm essa opinião e metade desse percentual refere-se aos
concluintes o que reforça a impressão de que a fragmentação curricular
aumentou ao longo dos últimos anos no curso.
Finalmente, em relação aos instrumentos de avaliação
utilizados no curso, os estudantes relataram que em mais de 93% das
disciplinas são as provas escritas ou os testes, não havendo um investimento
específico da avaliação prática e das habilidades e atitudes profissionais no
curso, nem no seu início e menos ainda no Internato, evidenciando a não
valorização de dimensões não-cognitivas de aprendizado na formação do
estudante.
Em relação ao desempenho dos alunos na prova do ENADE
em 2004, comparando as notas médias dos alunos em formação geral,
percebe-se que a diferença entre as notas dos ingressantes da instituição foi
de 11 pontos acima da média do Brasil. Em relação aos concluintes, a nota
média da instituição foi 9 pontos acima da média nacional (56,3).
Quanto às notas médias dos alunos no componente
específico na prova de Medicina, a nota média dos concluintes da UFPR
(50,6) foi maior do que a média brasileira (47,2). Nesse mesmo componente,