Page 174 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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relação à média obtida por estudantes de outras instituições com perfil
semelhante. Entende-se que essas informações são boas aproximações do
que seria considerado efeito do curso no conhecimento demonstrado pelo
estudante.
O Curso de Medicina da UFPR obteve um IDD de 3, gerando
um Conceito Preliminar de Curso (CPC) igual a 3, que é um novo indicador
prévio da situação do curso, composto por 40% da nota da prova, 30% da
nota do IDD e 30% da avaliação dos professores e do questionário
socioeconômico respondido pelos estudantes. A escala também vai de 1 a 5.
As instituições com nota 1 e 2 são automaticamente incluídas na lista de
inspeção por uma comissão do MEC, sendo que os cursos com conceito igual
ou maior a 3 podem optar por não receber a visita dos avaliadores e, assim,
transformar o CPC em conceito permanente.
4.2.2 A SAÚDE COLETIVA DO CURSO DE MEDICINA DA UFPR
O Departamento de Saúde Comunitária da UFPR foi
constituído originalmente pela união das duas cátedras do Curso de Medicina:
a de Moléstias Tropicais e a de Higiene. Depois, foram agregadas a Cátedra
de Higiene e Saúde Pública do Curso de Odontologia, a Cátedra de Higiene
Social e Saúde Pública do Curso de Farmácia e outra Cátedra de Higiene e
Saúde Pública do Curso de Medicina Veterinária.
O corpo docente do Departamento de Saúde Comunitária
ficou, então, constituído de médicos, odontólogos, farmacêuticos e