Page 165 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            C) MECANISMOS  DE  AVALIAÇÃO  INSTITUCIONAL

                                            A necessidade de avaliar o ensino médico no Brasil levou, no

                            início da década de 1990, à criação da CINAEM (Comissão Interinstitucional

                            Nacional  de  Avaliação  do  Ensino  Médico),  com  o  objetivo  de  realizar  essa


                            avaliação e propor medidas para corrigir as deficiências encontradas. O Curso

                            de Medicina da UFPR integrou-se a esse importante movimento na educação

                            médica brasileira (Piccini, 1992).


                                            A Universidade Federal do Paraná, ao longo dos seus 95 anos


                            de existência, desenvolveu, em diferentes momentos, distintos programas de

                            avaliação  institucional.  Um  deles,  realizado  em  1992,  contemplou  três

                            aspectos  importantes  da  avaliação:  o  projeto  pedagógico,  a  estrutura

                            curricular e o desempenho didático dos docentes.



                                            Dentre as experiências que constituíram o programa, ganhou

                            destaque  pela  sua  abrangência  de  Reestruturação  Curricular  do  Curso  de

                            Medicina.  Com  uma  história  rica  em  avanços  e  recuos,  o  processo  de


                            avaliação  vivenciado  no  interior  do  Curso  de  Medicina  da  UFPR  era

                            decorrente de uma insatisfação que se encontrava generalizada tanto interna

                            quanto  externamente  à  Universidade  (Serafini,  1992).  Com  esses  focos  de

                            preocupação,  o  movimento  de  revisão  curricular  mostrou-se  incômodo

                            naquele momento e polêmico até os dias de hoje.



                                            Ao  longo  desse  caminho,  realizou-se  uma  pesquisa

                            procurando definir o perfil do médico que a instituição necessitava formar, a

                            partir  do  confronto  entre  as  idéias  explicitadas  no  âmbito  do  Colegiado  de
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