Page 165 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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C) MECANISMOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A necessidade de avaliar o ensino médico no Brasil levou, no
início da década de 1990, à criação da CINAEM (Comissão Interinstitucional
Nacional de Avaliação do Ensino Médico), com o objetivo de realizar essa
avaliação e propor medidas para corrigir as deficiências encontradas. O Curso
de Medicina da UFPR integrou-se a esse importante movimento na educação
médica brasileira (Piccini, 1992).
A Universidade Federal do Paraná, ao longo dos seus 95 anos
de existência, desenvolveu, em diferentes momentos, distintos programas de
avaliação institucional. Um deles, realizado em 1992, contemplou três
aspectos importantes da avaliação: o projeto pedagógico, a estrutura
curricular e o desempenho didático dos docentes.
Dentre as experiências que constituíram o programa, ganhou
destaque pela sua abrangência de Reestruturação Curricular do Curso de
Medicina. Com uma história rica em avanços e recuos, o processo de
avaliação vivenciado no interior do Curso de Medicina da UFPR era
decorrente de uma insatisfação que se encontrava generalizada tanto interna
quanto externamente à Universidade (Serafini, 1992). Com esses focos de
preocupação, o movimento de revisão curricular mostrou-se incômodo
naquele momento e polêmico até os dias de hoje.
Ao longo desse caminho, realizou-se uma pesquisa
procurando definir o perfil do médico que a instituição necessitava formar, a
partir do confronto entre as idéias explicitadas no âmbito do Colegiado de