Page 337 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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APÊNDICE A
ROTEIRO PARA OS GESTORES, PROFESSORES
E GRUPOS FOCAIS ENTREVISTADOS
GESTORES
1. Qual é a sua formação na graduação e na pós-graduação?
2. Há quanto tempo trabalha como docente nesta instituição?
3. Qual o título do cargo que você ocupa atualmente e há quanto tempo?
4. Qual a composição e as atribuições das estruturas formais de gestão
acadêmica e administrativa nesta instituição?
5. Qual a sua visão global da estrutura curricular que pode ser obtida pela matriz
curricular do Curso de Medicina traduzida na planilha de horários?
6. Quais os dois documentos mais importantes sobre o projeto pedagógico do
Curso de Medicina e qual o modelo curricular adotado no curso?
7. Como é a integração das áreas básicas com as áreas clínicas neste curso?
8. Qual é a ênfase dos conteúdos e práticas da área de Saúde Coletiva?
9. Como ela foi construída?
10. Qual a carga horária em termos percentuais da área de Saúde Coletiva
programada para o ano de 2007, em cada um dos espaços de ensino-
aprendizagem?
11. Como vem sendo feita a negociação dos gestores acadêmicos do Curso de
Medicina no ano de 2007 para que as Unidades Básicas de Saúde possam
receber os estudantes de graduação?
12. Como se estabelecem de fato as relações do Curso de Medicina com os
serviços de saúde e a comunidade e como elas influem de algum modo no
ensino da Saúde Coletiva no curso?
13. O Curso de Medicina promove atividades conjuntas de formação com
estudantes de outras carreiras?
14. Quais as iniciativas mais relevantes na promoção de atividades conjuntas
regulares envolvendo esses estudantes sejam elas curriculares ou
extracurriculares?
15. Há um programa de capacitação e/ou educação permanente dos docentes
envolvidos com o Curso de Medicina? Como ele vem sendo desenvolvido?
16. Os docentes da área de Saúde Coletiva em geral participam desta iniciativa?
17. Os módulos ou disciplinas onde a Saúde Coletiva teve uma atuação mais
intensa no ano de 2006 foram efetivamente avaliados?
18. Como é a atuação dos docentes da área de Saúde Coletiva nos processos de
mudança no Curso de Medicina, eles lideram ou resistem?
19. Quais os fatores que estariam determinando esta situação?
20. Estariam associados ao contexto político local?
21. Estariam relacionadas a uma determinada concepção de Saúde Coletiva?
22. Há linhas de investigação no tema do ensino de Saúde Coletiva no curso de
graduação e como elas são desenvolvidas?
23. Nós discutimos diversas coisas interessantes, há algo mais que nós não
tenhamos discutido que você gostaria de dizer sobre o ensino da Saúde
Coletiva no Curso de Medicina desta instituição?