Page 337 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 337

APÊNDICE   A


                                          ROTEIRO PARA OS GESTORES, PROFESSORES
                                                E GRUPOS  FOCAIS ENTREVISTADOS


                                 GESTORES

                                 1.   Qual é a sua formação na graduação e na pós-graduação?
                                 2.   Há quanto tempo trabalha como docente nesta instituição?
                                 3.   Qual o título do cargo que você ocupa atualmente e há quanto tempo?

                                 4.   Qual a composição e as atribuições das estruturas formais de gestão
                                     acadêmica e administrativa nesta instituição?

                                 5.   Qual a sua visão global da estrutura curricular que pode ser obtida pela matriz
                                     curricular do Curso de Medicina traduzida na planilha de horários?

                                 6.   Quais os dois documentos mais importantes sobre o projeto pedagógico do
                                     Curso de Medicina e qual o modelo curricular adotado no curso?
                                 7.   Como é a integração das áreas básicas com as áreas clínicas neste curso?

                                 8.   Qual é a ênfase dos conteúdos e práticas da área de Saúde Coletiva?
                                 9.   Como ela foi construída?
                                 10.  Qual a carga horária em termos percentuais da área de Saúde Coletiva
                                     programada para o ano de 2007, em cada um dos espaços de ensino-
                                     aprendizagem?
                                 11.  Como vem sendo feita a negociação dos gestores acadêmicos do Curso de
                                     Medicina no ano de 2007 para que as Unidades Básicas de Saúde possam
                                     receber os estudantes de graduação?
                                 12.  Como se estabelecem de fato as relações do Curso de Medicina com os
                                     serviços de saúde e a comunidade e como elas influem de algum modo no
                                     ensino da Saúde Coletiva no curso?
                                 13.  O Curso de Medicina promove atividades conjuntas de formação com
                                     estudantes de outras carreiras?
                                 14.  Quais as iniciativas mais relevantes na promoção de atividades conjuntas
                                     regulares envolvendo esses estudantes sejam elas curriculares ou
                                     extracurriculares?
                                 15.  Há um programa de capacitação e/ou educação permanente dos docentes
                                     envolvidos com o Curso de Medicina? Como ele vem sendo desenvolvido?
                                 16.  Os docentes da área de Saúde Coletiva em geral participam desta iniciativa?
                                 17.  Os módulos ou disciplinas onde a Saúde Coletiva teve uma atuação mais
                                     intensa no ano de 2006 foram efetivamente avaliados?
                                 18.  Como é a atuação dos docentes da área de Saúde Coletiva nos processos de
                                     mudança no Curso de Medicina, eles lideram ou resistem?
                                 19.  Quais os fatores que estariam determinando esta situação?
                                 20.  Estariam associados ao contexto político local?
                                 21.  Estariam relacionadas a uma determinada concepção de Saúde Coletiva?
                                 22.  Há linhas de investigação no tema do ensino de Saúde Coletiva no curso de
                                     graduação e como elas são desenvolvidas?
                                 23.  Nós discutimos diversas coisas interessantes, há algo mais que nós não
                                     tenhamos discutido que você gostaria de dizer sobre o ensino da Saúde
                                     Coletiva no Curso de Medicina desta instituição?
   332   333   334   335   336   337   338   339