Page 23 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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PREFÁCIO da 1.ª Edição






               O  crescimento  acentuado  do  aparelho  formador  em  medicina
         nas três últimas décadas, sobretudo na América Latina e em particular
         no Brasil, foi acompanhado, obviamente, da expansão do número de
         professores e alunos que atuam nesse campo.  Cabe indagar, entretanto,
         se tal expansão vem contribuindo para uma maior dedicação à causa da
         educação médica. Até que ponto esses atores vêm limitando-se às funções
         precípuas de transmissão de conhecimentos e aprendizagem, sem maior
         preocupação com os aspectos conceituais e metodológicos inerentes ao
         processo educativo e sua repercussão, a médio e longo prazos, na melhoria
         dos serviços de saúde e nas condições de vida da população.
               Marcio Almeida, neste trabalho, partiu da experiência que acumulou
         no campo social e de sua vivência, na direção de serviços de saúde e
         de uma  instituição acadêmica, para dedicar-se  justamente a uma área
         de preocupação pouco explorada: a educação médica. Diferencia-se,
         assim, do corpo docente convencional de nossas Escolas para situar-
         se como líder nas duas vertentes, de educação e de serviços de saúde,
         procurando na relação entre ambas analisar as mudanças necessárias e/
         ou possíveis na educação médica para fazer frente às reformas que vêm
         sendo introduzidas no setor saúde.
               Ao  realizar  este  esforço,  Marcio    demonstra  entender  que  o
         estudante encontra apoio e inspiração no docente que aceita o desafio
         das mudanças e continua estudando. Estudando não só “o que” mas
         especialmente “o como” na educação médica, acompanhando a  visão
         de Paulo Freire, que não pode ser esquecida pelos inovadores potenciais.


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