Page 25 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Nesse realce da importância desta contribuição, é importante
         assinalar o destaque que concedeu o autor à influência da dimensão
         internacional nas mudanças educacionais na área da saúde.  Tal abordagem,
         adotada anteriormente, entre outros e com especial habilidade,  por Jorge
         Andrade em seu “Marco Conceitual  da Educação Médica na América
         Latina” (1979), tem sido pouco explorada no Brasil.  Porém, neste texto,
         ela é tratada extensamente, mostrando a grande influência dos centros mais
         desenvolvidos sobre o campo da educação médica. Através do trabalho
         das associações especializadas, fundações  e organismos internacionais,
         que aparecem muito antes que a própria  ideia da globalização começasse
         a ser considerada, essa influência, diga-se de passagem, nem sempre tem
         sido a mais benéfica, no contexto dos países periféricos.
               Conforme diz o autor: “A hipótese principal do estudo é que as
         mudanças na educação médica são possíveis e seu grau de profundidade
         depende de certas características das propostas  de intervenção,
         principalmente de sua consistência teórico-metodológica, da solidez de
         sua base estrutural e da pertinência de suas estratégias”.
               No instrumental adotado para a exploração dessa hipótese foram
         utilizadas novas categorias de análise caracterizando diferentes graus de
         aprofundamento das reorientações educacionais. Marcio assim procedeu
         com vistas a distinguir o que poderiam ser simples inovações, de mudanças
         mais amplas e de reais transformações. Tais diferenças, correlacionadas
         posteriormente com a reforma setorial e as reorientações do modelo de
         atenção, com enfoques decorrentes do “movimento de promoção da
         saúde” e da combinação de atenção primária de saúde com a medicina
         geral ou de família, permitiram explorar uma abordagem inédita e bastante
         promissora.
               A partir desta fundamentação e para efeito de sua apresentação
         como tese, o trabalho realiza uma análise comparativa entre situações que
         apresenta como quatro propostas diferentes - Projetos UNI, apoiados pela
         Fundação Kellogg; “Changing”, da OMS;  “Network” da rede de escolas
         orientadas à comunidade;  e “Gestão de Qualidade”, advogado pela
         OPAS.  Na realidade, estas não são propostas inteiramente comparáveis,
         destacando-se, desde logo, a primeira, única que vem sendo aplicada a
         instituições selecionadas e que conta com um aporte financeiro importante,
         cuja revisão, no presente trabalho, supera, em extensão e profundidade,
         todas as demais.


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