Page 29 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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INTRODUÇÃO





               Desde meados dos anos 1980, no Brasil e na maioria dos demais
         países da América Latina, desenvolvem-se processos de reforma do setor
         saúde. Nesses processos, reconhece-se o significado dos recursos humanos
         como força de produção e também como principal fator, favorável ou
         contrário, de mudança.
               A necessidade de mudanças nos processos de trabalho, na
         gestão e na formação de recursos humanos é amplamente reconhecida
         e acompanhada de críticas à inércia do aparelho formador. As críticas
         concentram-se na educação médica, embora digam respeito também à
         formação dos demais profissionais.
               No final do século XX, a rapidez das transformações sociais e a
         incerteza são características de um universo científico e cultural complexo,
         difícil de ser compreendido em sua totalidade. A compreensão da realidade
         e a ação transformadora enfrentam obstáculos, como a fragmentação e
         a desintegração do conhecimento, que devem ser objeto de permanente
         superação.
               Essa dinâmica atinge também o desenvolvimento de recursos
         humanos em saúde, campo de inserção do estudo  que deu origem
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         a este livro e que vem apresentando, nos últimos anos, tendências de
         ampliação e aprofundamento. A ampliação vem ocorrendo através da
         incorporação de questões que anteriormente não eram consideradas de
         maior relevância, como as relativas aos processos de trabalho e de gestão.



         1  ALMEIDA, M.J. Educação médica e saúde: limites e possibilidades das  propostas de
          mudança. Tese defendida na Faculdade de Saúde Pública da USP em dezembro de 1997.


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