Page 29 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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INTRODUÇÃO
Desde meados dos anos 1980, no Brasil e na maioria dos demais
países da América Latina, desenvolvem-se processos de reforma do setor
saúde. Nesses processos, reconhece-se o significado dos recursos humanos
como força de produção e também como principal fator, favorável ou
contrário, de mudança.
A necessidade de mudanças nos processos de trabalho, na
gestão e na formação de recursos humanos é amplamente reconhecida
e acompanhada de críticas à inércia do aparelho formador. As críticas
concentram-se na educação médica, embora digam respeito também à
formação dos demais profissionais.
No final do século XX, a rapidez das transformações sociais e a
incerteza são características de um universo científico e cultural complexo,
difícil de ser compreendido em sua totalidade. A compreensão da realidade
e a ação transformadora enfrentam obstáculos, como a fragmentação e
a desintegração do conhecimento, que devem ser objeto de permanente
superação.
Essa dinâmica atinge também o desenvolvimento de recursos
humanos em saúde, campo de inserção do estudo que deu origem
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a este livro e que vem apresentando, nos últimos anos, tendências de
ampliação e aprofundamento. A ampliação vem ocorrendo através da
incorporação de questões que anteriormente não eram consideradas de
maior relevância, como as relativas aos processos de trabalho e de gestão.
1 ALMEIDA, M.J. Educação médica e saúde: limites e possibilidades das propostas de
mudança. Tese defendida na Faculdade de Saúde Pública da USP em dezembro de 1997.
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