Page 34 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
P. 34
Processo de ensino pode ser definido como o conjunto de momentos
sucessivos que envolvem atividades, meios e objetos de ensino pelos quais
passa o estudante até transformar-se em médico. Relações de ensino são as
conexões ou vínculos que se estabelecem entre as pessoas participantes
do processo de produção de médicos e são a resultante do papel que
estes indivíduos desempenham no ensino médico. Estas relações podem
ser de dois tipos: a) as que se estabelecem entre os agentes de ensino
e todo o processo de ensino; b) as que se instituem entre os próprios
agentes de ensino. O primeiro tipo configura o que se chama relações
técnicas e o segundo, relações sociais.
Os agentes de ensino variam dependendo do modo de produção
de médicos. Referem-se aos indivíduos que participam na educação
médica e que ocupam uma determinada posição nela. Atualmente, o
professor universitário é o mais característico dos agentes de ensino. O
estudante de medicina, embora considerado também um dos agentes, na
forma dominante de produção de médicos na América Latina, está numa
posição dependente que o define mais como objeto do que como sujeito
da educação médica.
Segundo García (1972): “la categoria de “estudiante” implica
una serie de concesiones con respecto a otros grupos de la sociedad
como, por ejemplo, el eximirse de realizar un trabajo productivo. Esta
disociación entre estudio y trabajo constituye uno de los problemas más
importantes de la educación actual, y su superación, junto con cambios
en las relaciones de enseñanza, llevará a profundas transformaciones en
la formación de médicos”.
A ordem institucional da educação médica, ou seja, a escola
de medicina com suas características internas, tais como sistema de
governo, estrutura administrativa, a articulação que estabelece com o
ensino secundário, emerge do processo de produção de médicos. Isto
é, do processo de ensino e das relações que se produzem no interior do
próprio processo.
A forma institucional que um determinado modo de produção de
médicos adquire, constitui a superestrutura do processo; o processo e as
relações de ensino, sua infraestrutura.
Com base nos resultados do estudo que realizou, García (1972)
registra que “(...) parece confirmar la teoria que dá importancia a la
estructura de las relaciones que surgen en el proceso de enseñanza
6 7