Page 34 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Processo de ensino pode ser definido como o conjunto de momentos
         sucessivos que envolvem atividades, meios e objetos de ensino pelos quais
         passa o estudante até transformar-se em médico. Relações de ensino são as
         conexões ou vínculos que se estabelecem entre as pessoas participantes
         do processo de produção de médicos e são a resultante do papel que
         estes indivíduos desempenham no ensino médico. Estas relações podem
         ser de dois tipos: a) as que se estabelecem entre os agentes de ensino
         e todo o processo de ensino; b) as que se instituem entre os próprios
         agentes de ensino. O primeiro tipo configura o que se chama relações
         técnicas e o segundo, relações sociais.
               Os agentes de ensino variam dependendo do modo de produção
         de médicos. Referem-se aos indivíduos que participam na educação
         médica e que ocupam uma determinada posição nela. Atualmente, o
         professor universitário é o mais característico dos agentes de ensino. O
         estudante de medicina, embora considerado também um dos agentes, na
         forma dominante de produção de médicos na América Latina, está numa
         posição dependente que o define mais como objeto do que como sujeito
         da educação médica.
               Segundo García (1972): “la categoria de “estudiante” implica
         una serie de concesiones con respecto a otros grupos de la sociedad
         como, por ejemplo, el eximirse de realizar un trabajo productivo. Esta
         disociación entre estudio y trabajo constituye uno de los problemas más
         importantes de la educación actual, y su superación, junto con cambios
         en las relaciones de enseñanza, llevará a profundas transformaciones en
         la formación de médicos”.
               A ordem institucional da educação médica, ou seja, a escola
         de medicina com suas características internas, tais como sistema de
         governo, estrutura administrativa, a articulação que estabelece com o
         ensino secundário, emerge do processo de produção de médicos. Isto
         é, do processo de ensino e das relações que se produzem no interior do
         próprio processo.
               A forma institucional que um determinado modo de produção de
         médicos adquire, constitui a superestrutura do processo; o processo e as
         relações de ensino, sua infraestrutura.
               Com base nos resultados do estudo que realizou, García (1972)
          registra que “(...) parece confirmar la teoria que dá importancia a la
          estructura de las relaciones que surgen en el proceso de enseñanza


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