Page 35 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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(...) las relaciones en la enseñanza constituyem el fundamental de todo
cambio educacional profundo”. Uma vez que o modo de formar médicos
determina a ordem institucional, é esperado que mudanças no primeiro
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levem a transformações substanciais na forma de organização da educação
médica.
Esta concepção não implica no desconhecimento da influência
que as características da escola (a superestrutura) possam ter, ainda
que de forma limitada, sobre o processo de produção de médicos (a
infraestrutura). É possível que mudanças produzidas no processo de
ensino possam ser limitadas (no tempo e no espaço) ou anuladas porque
a estrutura interna, acadêmico-administrativa, da faculdade e/ou da
universidade não permite sua aplicação.
Duas situações exemplares de ocorrências, ainda hoje, na realidade
dos processos de mudança, são relatadas na obra citada: “(...) el caso
donde esfuerzos para incorporar el estudiante al sistema de servicios de
salud chocan con la resistencia de las actuales estructuras de las escuelas
de medicina” e “(...) la llamada enseñanza creativa, en la cual el profesor
desempeña el papel de “concejero” o “experto” y donde, en consecuencia,
desaparece la diferencia de poder entre el personal docente y los
estudiantes. A pesar de que este método de enseñanza podría acelerar el
proceso de aprendizaje, no ha sido posible aplicarlo porque lo impide la
estructura de las escuelas de medicina, que se basa en una jerarquía de
autoridad en la cual el alumno está subordinado” (GARCÍA, 1972).
Mas o processo de produção de médicos, com suas relações de
determinação expostas, não é um processo isolado, pois se encontra
intimamente relacionado à estrutura econômica predominante na
sociedade, onde se desenvolve e estabelece relações com outros processos
e, em especial, com a prática médica.
A prática médica está ligada à transformação histórica do processo
de produção econômica. A estrutura econômica determina, como acontece
com todos os demais componentes da sociedade, a importância, o lugar
e a forma da medicina na estrutura social. Semelhante determinação não
2 A palavra determinação, cujo uso já está consagrado na área das ciências sociais, é portadora
de uma desvantagem, pois leva a um raciocínio de que “isto causa aquilo”. Na verdade, o
conceito de determinação refere-se à existência de inter-relações dialéticas e ao
estabelecimento de causalidades com base em análises históricas.
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