Page 49 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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forma de linguagem. Mais do que a mera compilação ou descrição dos dados
coletados, o que se pretendeu foi a reconstrução dos focos de sentido (pontos
de consenso e tensão, modos de trabalho e dinâmicas de intervenção,
expectativas e frentes de mudança) inerentes à rede discursiva, aspectos que,
com certeza, podem traduzir a realidade de cada instituição.
Recortaram-se as unidades de registro temático, organizando-
as por aproximação dos temas recortados e codificados de acordo com os
pressupostos e objetivos da pesquisa. A partir da análise quanto à presença,
densidade e freqüência dos temas, pôde-se fazer a transformação dos dados
em categorias, permitindo posterior discussão das características mais
relevantes (Franco, 1986).
Os recortes por tema foram realizados por meio do Programa
LOGOS (Camargo Jr, 2000). Posteriormente, os dados foram organizados em
categorias, como forma de sistematizar o conhecimento frente a uma
realidade. Segundo Bardin (1977), categorias são classes, com títulos
genéricos, que agrupam elementos com características semelhantes.
Como sugere Minayo (2005), o pesquisador pode definir, a
priori, categorias a serem verificadas, mas também deve estar atento para
novas categorias que possam emergir na coleta de dados.
Analisar as percepções dos professores, dos estudantes e dos
gestores do curso pressupõe captar os diferentes olhares desses sujeitos
sobre as várias características deste campo de saber e de práticas da Saúde
Coletiva no Curso de Medicina de cada uma das instituições estudadas.