Page 49 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 49

32

                            &% '  (


                            forma de linguagem. Mais do que a mera compilação ou descrição dos dados

                            coletados, o que se pretendeu foi a reconstrução dos focos de sentido (pontos

                            de  consenso  e  tensão,  modos  de  trabalho  e  dinâmicas  de  intervenção,

                            expectativas e frentes de mudança) inerentes à rede discursiva, aspectos que,


                            com certeza, podem traduzir a realidade de cada instituição.


                                            Recortaram-se as unidades de registro temático, organizando-

                            as  por  aproximação  dos  temas  recortados  e  codificados  de  acordo  com  os

                            pressupostos e objetivos da pesquisa. A partir da análise quanto à presença,


                            densidade e freqüência dos temas, pôde-se fazer a transformação dos dados

                            em  categorias,  permitindo  posterior  discussão  das  características  mais

                            relevantes (Franco, 1986).



                                            Os recortes por tema foram realizados por meio do Programa

                            LOGOS (Camargo Jr, 2000). Posteriormente, os dados foram organizados em

                            categorias,  como  forma  de  sistematizar  o  conhecimento  frente  a  uma

                            realidade.  Segundo  Bardin  (1977),  categorias  são  classes,  com  títulos


                            genéricos, que agrupam elementos com características semelhantes.


                                            Como  sugere  Minayo  (2005),  o  pesquisador  pode  definir,  a

                            priori,  categorias  a  serem  verificadas,  mas  também  deve  estar  atento  para

                            novas categorias que possam emergir na coleta de dados.



                                            Analisar as percepções dos professores, dos estudantes e dos

                            gestores  do  curso  pressupõe  captar  os  diferentes  olhares  desses  sujeitos

                            sobre as várias características deste campo de saber e de práticas da Saúde


                            Coletiva no Curso de Medicina de cada uma das instituições estudadas.
   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54