Page 46 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 46
29
&% ' (
O grupo focal dos estudantes de Medicina da UEL foi
realizado no Laboratório de Práticas Profissionais, com a participação de duas
observadoras, além do moderador da discussão do grupo. No caso da
UnicenP, o grupo focal teve lugar no Studio de TV da instituição. Na UFPR,
foram realizados em dois locais diferentes: um, com estudantes de 1ª a 4ª
série, no Diretório Acadêmico Nilo Cairo (DANC) e outro, exclusivamente com
internos, no Hospital das Clínicas.
Ao longo do presente trabalho, as citações dos sujeitos da pesquisa
serão feitas com base na transcrição fiel de suas falas por ocasião das entrevistas
individuais (gestores e professores) ou dos grupos focais (estudantes). Para preservar a
identidade dos entrevistados, os nomes foram suprimidos, passando-se a adotar o
seguinte padrão de identificação: G, P, E respectivamente para indicar “GESTOR”,
“PROFESSOR”, “ESTUDANTE”, seguida da sigla da universidade de origem (UEL,
UFPR e UnicenP) e de um número que indica a ordem aleatória com que foram feitas
as entrevistas.
A pesquisa em questão foi aprovada pela Comissão de Ética
para Análise de Projetos de Pesquisa — CAPpesq, da Diretoria Clínica do
Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina da Universidade de São
Paulo (Anexo B) e os entrevistados assinaram o Termo de Consentimento
Livre e Esclarecido (Anexo C), depois de esclarecidos os objetivos gerais do
estudo e assegurado o sigilo de suas identidades.