Page 47 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 47
30
&% ' (
3.2 O TRATAMENTO ANALÍTICO DOS DADOS
No que diz respeito à análise documental das instituições
estudadas, após exaustiva leitura dos principais textos legais sobre o projeto
pedagógico e, mais especificamente, sobre o ensino da Saúde Coletiva,
identificaram-se as mais importantes resoluções das instâncias de deliberação
da universidade, respeitando-se, em cada caso, a diversidade dos
documentos em função da natureza dos seus conselhos superiores e das
respectivas formas de gestão.
Por sua vez, a análise dos dados coletados nas entrevistas e
grupos focais pautou-se pelo estabelecimento de categorias que emergiram
da análise de conteúdo, adaptado da proposta de Bardin (1977), que consiste
em, a partir da entrevista semi-estruturada e das respostas transcritas,
classificar o conteúdo em blocos de significado e ênfase para o tratamento em
eixos de abordagem.
Assim, fincadas no posicionamento dos sujeitos, foi possível
estabelecer e confrontar, em cada eixo, diferentes dimensões da Saúde
Coletiva: o currículo planejado, o vivido e o analisado.
A preparação e a execução das entrevistas semi-estruturadas
foram realizadas por um único entrevistador, feitas oralmente, gravadas e
depois transcritas, o que viabilizou a análise fiel e objetiva dos dados
Esta metodologia é fundamental para verificar a propriedade
das interpretações originadas a partir dos dados qualitativos coletados. A