Page 47 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 47

30

                            &% '  (


                            3.2   O  TRATAMENTO   ANALÍTICO  DOS   DADOS



                                            No  que  diz  respeito  à  análise  documental  das  instituições

                            estudadas, após exaustiva leitura dos principais textos legais sobre o projeto


                            pedagógico  e,  mais  especificamente,  sobre  o  ensino  da  Saúde  Coletiva,

                            identificaram-se as mais importantes resoluções das instâncias de deliberação

                            da  universidade,  respeitando-se,  em  cada  caso,  a  diversidade  dos

                            documentos  em  função  da  natureza  dos  seus  conselhos  superiores  e  das


                            respectivas formas de gestão.


                                            Por sua vez, a análise dos dados coletados nas entrevistas e

                            grupos  focais  pautou-se  pelo  estabelecimento  de  categorias  que  emergiram


                            da análise de conteúdo, adaptado da proposta de Bardin (1977), que consiste

                            em,  a  partir  da  entrevista  semi-estruturada  e  das  respostas  transcritas,

                            classificar o conteúdo em blocos de significado e ênfase para o tratamento em

                            eixos de abordagem.



                                            Assim, fincadas  no posicionamento  dos sujeitos,  foi  possível

                            estabelecer  e  confrontar,  em  cada  eixo,  diferentes  dimensões  da  Saúde

                            Coletiva: o currículo planejado, o vivido e o analisado.


                                            A preparação e a execução das entrevistas semi-estruturadas


                            foram  realizadas  por  um  único  entrevistador,  feitas  oralmente,  gravadas  e

                            depois transcritas, o que viabilizou a análise fiel e objetiva dos dados


                                            Esta metodologia é fundamental para verificar a propriedade


                            das  interpretações  originadas  a  partir  dos  dados  qualitativos  coletados.  A
   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52