Page 48 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 48
31
&% ' (
utilização desta estratégia garante maior validade dos dados, pois os
problemas e limitações de determinado método podem ser compensados pelo
uso de outros métodos, como a análise documental, o grupo focal e até
através de conversas informais com professores e estudantes dos cursos, que
possibilitaram reunir dados complementares que auxiliaram no delineamento
dos casos (Campos, 2004).
Todo o material coletado foi submetido aos processos de
análise e definido como corpus da pesquisa (Bardin, 1977). A escolha deste
método e esta técnica possibilitam o estudo de motivações, atitudes, valores,
crenças e tendências, permitindo um olhar multifacetado além da observação
da pluralidade de significados atribuídos e do caráter polissêmico do objeto de
estudo (González, 2008).
Realizou-se a análise de conteúdo por meio da técnica de
análise temática. Segundo Minayo (2005), a análise temática consiste em
revelar os núcleos de sentido que estão presentes, ou ausentes, no corpus da
pesquisa que tenham significado para o objetivo do estudo. Bardin (1977)
define tema como “[...] a unidade de significação que se liberta naturalmente
de um texto analisado segundo critérios relativos à teoria que serve de guia à
leitura”. O tema está ligado a uma afirmação a respeito de um determinado
assunto, como uma unidade de registro. Em vários casos, essa unidade de
registro se liberta naturalmente do texto analisado.
Minayo (2005) destaca que, na análise temática, o critério de
recorte é de ordem semântica, busca-se o significado, o conteúdo e não a