Page 48 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 48

31

                             &% '  (


                            utilização  desta  estratégia  garante  maior  validade  dos  dados,  pois  os

                            problemas e limitações de determinado método podem ser compensados pelo

                            uso  de  outros  métodos,  como  a  análise  documental,  o  grupo  focal  e  até

                            através de conversas informais com professores e estudantes dos cursos, que


                            possibilitaram reunir dados complementares que auxiliaram no delineamento

                            dos casos (Campos, 2004).


                                            Todo  o  material  coletado  foi  submetido  aos  processos  de

                            análise e definido como corpus da pesquisa (Bardin, 1977). A escolha deste


                            método e esta técnica possibilitam o estudo de motivações, atitudes, valores,

                            crenças e tendências, permitindo um olhar multifacetado além da observação

                            da pluralidade de significados atribuídos e do caráter polissêmico do objeto de


                            estudo (González, 2008).


                                            Realizou-se  a  análise  de  conteúdo  por  meio  da  técnica  de

                            análise  temática.  Segundo  Minayo  (2005),  a  análise  temática  consiste  em

                            revelar os núcleos de sentido que estão presentes, ou ausentes, no corpus da


                            pesquisa  que  tenham  significado  para  o  objetivo  do  estudo.  Bardin  (1977)

                            define tema como “[...] a unidade de significação que se liberta naturalmente

                            de um texto analisado segundo critérios relativos à teoria que serve de guia à

                            leitura”.  O tema está ligado a uma afirmação a respeito de um determinado


                            assunto, como uma unidade de  registro. Em vários casos, essa unidade de

                            registro se liberta naturalmente do texto analisado.


                                            Minayo (2005) destaca que, na análise temática, o critério de


                            recorte  é  de  ordem  semântica,  busca-se  o  significado,  o  conteúdo  e  não  a
   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53