Page 45 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 45

28

                             &% '  (


                            acaso o tópico não se der por esgotado, poderá retornar novamente uma ou

                            outra  vez,  uma  vez  que  o  interesse  é  captar  em  profundidade  os  diversos

                            pontos de vista sobre o assunto discutido.



                                            Essa  metodologia  se  mostrou  adequada  a  este  trabalho,

                            porque  o  propósito  foi  o  de  registrar  como  os  participantes  elaboram

                            grupalmente  a  sua  experiência  na  interpretação  da  Saúde  Coletiva  e  sua

                            tradução no Curso de Medicina em geral.



                                            Para  fins  da  coleta  de  dados  foi  utilizado  um  questionário

                            semi-estruturado  para  as  entrevistas  individuais  com  os  gestores  e

                            professores selecionados, constituído de algumas questões norteadoras com

                            o objetivo de:



                                            a)  conhecer  o projeto pedagógico do Curso de Medicina no
                                               seu  processo  de  constituição,  nos  seus  princípios

                                               fundamentais, nas suas diretrizes e nos seus mecanismos
                                               de sustentação e


                                            b)  caracterizar  o  perfil  da  área  de  conhecimento  da  Saúde
                                               Coletiva  nas  suas  dimensões  estruturais,  curriculares  e

                                               pedagógicas,  buscando  apreender  seus  objetivos  e
                                               significados.



                                            Pautados  por  esses  objetivos  e  abordando  pontos

                            equivalentes,  os  roteiros  das  entrevistas  e  do  grupo  focal  foram  adaptados


                            para  os  diferentes grupos  de  agentes: gestores, professores ou  estudantes

                            (Anexo A).
   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50