Page 45 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 45
28
&% ' (
acaso o tópico não se der por esgotado, poderá retornar novamente uma ou
outra vez, uma vez que o interesse é captar em profundidade os diversos
pontos de vista sobre o assunto discutido.
Essa metodologia se mostrou adequada a este trabalho,
porque o propósito foi o de registrar como os participantes elaboram
grupalmente a sua experiência na interpretação da Saúde Coletiva e sua
tradução no Curso de Medicina em geral.
Para fins da coleta de dados foi utilizado um questionário
semi-estruturado para as entrevistas individuais com os gestores e
professores selecionados, constituído de algumas questões norteadoras com
o objetivo de:
a) conhecer o projeto pedagógico do Curso de Medicina no
seu processo de constituição, nos seus princípios
fundamentais, nas suas diretrizes e nos seus mecanismos
de sustentação e
b) caracterizar o perfil da área de conhecimento da Saúde
Coletiva nas suas dimensões estruturais, curriculares e
pedagógicas, buscando apreender seus objetivos e
significados.
Pautados por esses objetivos e abordando pontos
equivalentes, os roteiros das entrevistas e do grupo focal foram adaptados
para os diferentes grupos de agentes: gestores, professores ou estudantes
(Anexo A).