Page 43 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 43
26
&% ' (
Além da coleta de documentos, considerou-se o interesse de
apreender as interpretações e percepções dos agentes envolvidos, a fim de
captar o que é efetivamente vivido e percebido no âmbito geral e também no
dia-a-dia da instituição.
No estudo do projeto pedagógico das três instituições e no
mapeamento das tendências do ensino da Saúde Coletiva, a proposta de
fazer análise de conteúdo dos depoimentos dos atores envolvidos, tomados
em suas relações de confluência e contradição, visou investigar o que se
concebe e como se implementam as diferentes propostas de ensino. Mais do
que um confronto entre diferentes alternativas do ensino da Saúde Coletiva,
tem-se como objetivo captar as concepções das pessoas responsáveis pelo
seu ensino.
Daí a opção por entrevistas com representantes de cada
instituição, respeitando os seguintes perfis:
1) Entrevista individual semi-estruturada com os gestores do curso. Nesta
população de estudo foram incluídos 11 gestores, sendo 4 da UEL, 3 da
UFPR e 4 da UnicenP que ocupavam, no momento da entrevista, cargos
de coordenação, vice-coordenação ou coordenação adjunta do curso;
chefia do Departamento de Saúde Coletiva, de Saúde Comunitária ou seu
correspondente, além do Diretor Superintendente do Hospital
Universitário, em Londrina, o Diretor do Setor de Ciências da Saúde na
UFPR e a Diretora do Núcleo de Ciências Biológicas e da Saúde na
Universidade Positivo, que falaram sobre a caracterização do Curso de
Medicina em geral e da área de Saúde Coletiva nesse contexto.