Page 43 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 43

26

                            &% '  (


                                            Além da coleta de documentos, considerou-se o interesse de

                            apreender as interpretações e percepções dos agentes envolvidos, a fim de

                            captar o que é efetivamente vivido e percebido no âmbito geral e também no

                            dia-a-dia da instituição.



                                            No  estudo  do  projeto  pedagógico  das  três  instituições  e  no

                            mapeamento  das  tendências  do  ensino  da  Saúde  Coletiva,  a  proposta  de

                            fazer  análise de conteúdo dos depoimentos dos atores envolvidos, tomados

                            em  suas  relações  de  confluência  e  contradição,  visou  investigar  o  que  se


                            concebe e como se implementam as diferentes propostas de ensino. Mais do

                            que um confronto entre diferentes alternativas do ensino da Saúde Coletiva,

                            tem-se como objetivo captar as concepções das pessoas responsáveis pelo


                            seu ensino.


                                            Daí  a  opção  por  entrevistas  com  representantes  de  cada

                            instituição, respeitando os seguintes perfis:


                            1)  Entrevista  individual  semi-estruturada  com  os  gestores  do  curso.    Nesta
                               população de estudo foram incluídos 11 gestores, sendo 4 da UEL, 3 da

                               UFPR e 4 da UnicenP que ocupavam, no momento da entrevista, cargos
                               de  coordenação,  vice-coordenação  ou  coordenação  adjunta  do  curso;

                               chefia do Departamento de Saúde Coletiva, de Saúde Comunitária ou seu
                               correspondente,    além    do    Diretor   Superintendente    do   Hospital

                               Universitário,  em  Londrina,  o  Diretor  do  Setor  de  Ciências  da  Saúde  na
                               UFPR  e  a  Diretora  do  Núcleo  de  Ciências  Biológicas  e  da  Saúde  na

                               Universidade  Positivo,  que  falaram  sobre  a  caracterização  do  Curso  de
                               Medicina em geral e da área de Saúde Coletiva nesse contexto.
   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48