Page 38 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 38

21

                             &% '  (


                            3.1  A  COLETA  DO  CORPUS  DA  PESQUISA


                                            O trabalho foi desenvolvido a partir de três estudos de caso,

                            com  base  na  análise  dos  documentos  produzidos  pelas  instituições  e  em

                            entrevistas  realizadas  com  gestores,  professores  e  grupos  focais  de

                            estudantes  do  Curso  de  Medicina,  todos  eles  considerados  como  agentes

                            importantes para o entendimento do processo de ensino e aprendizagem da


                            Saúde Coletiva na graduação médica da UEL, da UFPR. e da UnicenP.


                                            O  conceito  de  estudo  de  caso  adotado  vem  da  tradição  da


                            pesquisa médica e psicológica, referindo-se à análise minuciosa de um caso

                            individual  que  permite  a  compreensão  da  patologia  do  doente.  Adaptado

                            dessa tradição, o estudo de caso é uma das principais modalidades de análise

                            das  Ciências  Sociais  aplicadas  ao  campo  da  Saúde.  Os  casos  estudados


                            foram  tipicamente  os  currículos,  mais  especificamente,  dos  cursos  de

                            Medicina das três instituições referidas acima.


                                            A opção metodológica de utilizar o estudo de três casos como


                            corpus da pesquisa está baseada na idéia de que, ao analisar detalhadamente

                            uma  escola  médica  de  cada  universidade,  pode-se  compreender  suas

                            características em profundidade e também as tendências que podem aparecer


                            no contexto nacional (Pontes, 2001).


                                            De  acordo  com  Gil  (1991),  a  análise  de  uma  unidade  de

                            determinado  universo  favorece  a  compreensão  mais  significativa  da


                            generalidade  do  mesmo.  Também  para  Hewitt-Taylor  (2002),  o  estudo  de
   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43