Page 38 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 38
21
&% ' (
3.1 A COLETA DO CORPUS DA PESQUISA
O trabalho foi desenvolvido a partir de três estudos de caso,
com base na análise dos documentos produzidos pelas instituições e em
entrevistas realizadas com gestores, professores e grupos focais de
estudantes do Curso de Medicina, todos eles considerados como agentes
importantes para o entendimento do processo de ensino e aprendizagem da
Saúde Coletiva na graduação médica da UEL, da UFPR. e da UnicenP.
O conceito de estudo de caso adotado vem da tradição da
pesquisa médica e psicológica, referindo-se à análise minuciosa de um caso
individual que permite a compreensão da patologia do doente. Adaptado
dessa tradição, o estudo de caso é uma das principais modalidades de análise
das Ciências Sociais aplicadas ao campo da Saúde. Os casos estudados
foram tipicamente os currículos, mais especificamente, dos cursos de
Medicina das três instituições referidas acima.
A opção metodológica de utilizar o estudo de três casos como
corpus da pesquisa está baseada na idéia de que, ao analisar detalhadamente
uma escola médica de cada universidade, pode-se compreender suas
características em profundidade e também as tendências que podem aparecer
no contexto nacional (Pontes, 2001).
De acordo com Gil (1991), a análise de uma unidade de
determinado universo favorece a compreensão mais significativa da
generalidade do mesmo. Também para Hewitt-Taylor (2002), o estudo de