Page 39 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 39
22
&% ' (
caso é o exame detalhado de uma ocorrência com características únicas,
dentro de um contexto real, utilizando múltiplas fontes de investigação.
Esta é uma forma valiosa de investigar questões do ensino da
Saúde Coletiva, tendo em vista a multiplicidade de fatores que compõem a
constituição e a implementação de uma disciplina ou módulo no âmbito de
cada proposta de formação médica.
As principais críticas e limitações apontadas ao estudo de
caso como suporte para pesquisa relacionam-se ao seu poder de
generalização, já que o pesquisador não pode garantir que as características
do caso sejam típicas da população estudada.
Apesar dessas restrições ao estudo de caso, é por essa via
que o estudo pretende construir um conhecimento que, para além da mera
descrição ou tratamento estatístico, possa captar significados explícitos,
sentidos implícitos, eixos de tensão, contradição e resistência subjacentes à
constituição da realidade em pauta (Ludke, 1986). Assim, tomando o caso na
complexidade de seu próprio contexto, torna-se possível conhecer as relações
existentes entre os fatores que interferem na situação e buscar as razões que
as sustentam.
Neste sentido, destaca-se a intrincada relação entre amplitude
e profundidade em um estudo qualitativo e a dificuldade de se levar adiante
um trabalho com maior profundidade se a sua amplitude for muito grande
(Triviños, 1987). Daí a razão para reduzir o estudo a três cursos de Medicina.