Page 39 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            caso  é  o  exame  detalhado  de  uma  ocorrência  com  características  únicas,

                            dentro de um contexto real, utilizando múltiplas fontes de investigação.


                                            Esta é uma forma valiosa de investigar questões do ensino da


                            Saúde  Coletiva,  tendo  em  vista  a  multiplicidade  de  fatores  que  compõem  a

                            constituição  e  a  implementação  de  uma  disciplina  ou  módulo  no  âmbito  de

                            cada proposta de formação médica.



                                            As  principais  críticas  e  limitações  apontadas   ao  estudo  de

                            caso  como  suporte  para  pesquisa  relacionam-se  ao  seu  poder  de

                            generalização, já que o pesquisador não pode garantir que as características


                            do caso sejam típicas da população estudada.


                                            Apesar dessas restrições ao estudo de caso, é  por essa via

                            que  o  estudo  pretende  construir  um  conhecimento  que,  para  além  da  mera


                            descrição  ou  tratamento  estatístico,  possa  captar  significados  explícitos,

                            sentidos implícitos, eixos de tensão, contradição e resistência subjacentes à

                            constituição da realidade em pauta (Ludke, 1986). Assim, tomando o caso na


                            complexidade de seu próprio contexto, torna-se possível conhecer as relações

                            existentes entre os fatores que interferem na situação e buscar as razões que

                            as sustentam.



                                            Neste sentido, destaca-se a intrincada relação entre amplitude

                            e profundidade em um estudo qualitativo e a dificuldade de se levar adiante

                            um  trabalho  com  maior  profundidade  se  a  sua  amplitude  for  muito  grande

                            (Triviños, 1987). Daí a razão para reduzir o estudo a três cursos de Medicina.
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