Page 89 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 89
70
)*
O primeiro eixo de análise a partir do currículo relatado pelos
entrevistados foi o da Configuração da Saúde Coletiva, que se traduziu em
três categorias analíticas: a primeira que são os OBJETIVOS, a segunda
denominada de ÊNFASES, representando os conteúdos curriculares e a terceira
chamada de ESTRATÉGIAS, onde se procurou identificar o que é predominante
na organização das atividades didáticas dos módulos de Saúde Coletiva,
como também as atividades práticas desenvolvidas, os instrumentos de
avaliação e os recursos pedagógicos utilizados.
1ª CATEGORIA ANALÍTICA: OBJETIVOS DA
SAÚDE COLETIVA NA UEL
Com base nos objetivos incorporados pelos módulos de
Saúde Coletiva já descritos no item anterior, outras considerações podem ser
tecidas para além da análise documental do programa da UEL.
Como foi dito, a partir de 1998, os docentes do Departamento
de Saúde Coletiva passaram a ter uma atuação mais específica na graduação
em Medicina nos seguintes Módulos Temáticos Interdisciplinares:
Abrangência das Ações de Saúde e Práticas de Interação Ensino, Serviço e
Comunidade I – PIN1, que são módulos da 1ª série do curso, sendo um
transversal, com duração de quatro semanas, e outro longitudinal,
desenvolvido ao logo do primeiro ano.
Essa atuação se prolonga na 2ª série através dos módulos
Doenças Resultantes da Agressão ao Meio Ambiente e Práticas de Interação
4
5—# $! !. /0