Page 89 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 89

70

                             )*


                                            O primeiro eixo de análise a partir do currículo relatado pelos

                            entrevistados  foi  o  da  Configuração  da  Saúde  Coletiva,  que  se  traduziu  em

                            três  categorias  analíticas:  a  primeira  que  são  os  OBJETIVOS,  a  segunda


                            denominada de ÊNFASES, representando os conteúdos curriculares e a terceira

                            chamada de ESTRATÉGIAS, onde se procurou identificar o que é predominante

                            na  organização  das  atividades  didáticas  dos  módulos  de  Saúde  Coletiva,

                            como  também  as  atividades  práticas  desenvolvidas,  os  instrumentos  de


                            avaliação e os recursos pedagógicos  utilizados.



                                 1ª  CATEGORIA  ANALÍTICA: OBJETIVOS  DA
                                   SAÚDE  COLETIVA NA UEL


                                            Com  base  nos  objetivos  incorporados  pelos  módulos  de

                            Saúde Coletiva já descritos no item anterior, outras considerações podem ser


                            tecidas para além da análise documental do programa da UEL.


                                            Como foi dito, a partir de 1998, os docentes do Departamento


                            de Saúde Coletiva passaram a ter uma atuação mais específica na graduação

                            em  Medicina  nos  seguintes  Módulos  Temáticos  Interdisciplinares:

                            Abrangência das Ações de Saúde e Práticas de Interação Ensino, Serviço e

                            Comunidade  I  –  PIN1,  que  são  módulos  da  1ª  série  do  curso,  sendo  um

                            transversal,  com  duração  de  quatro  semanas,  e  outro  longitudinal,


                            desenvolvido ao logo do primeiro ano.


                                            Essa  atuação  se  prolonga  na  2ª  série  através  dos  módulos


                            Doenças Resultantes da Agressão ao Meio Ambiente e Práticas de Interação

                                                      4  

5—# $!  !. /0
   84   85   86   87   88   89   90   91   92   93   94