Page 90 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 90

71

                            )*


                            Ensino,  Serviço  e  Comunidade  II  —  PIN2,  sendo  o  primeiro  também

                            transversal, com quatro semanas de duração, e o outro longitudinal, realizado

                            ao longo do segundo ano.



                                            A visão que tem um professor entrevistado dos objetivos dos

                            Módulos  de  Saúde  Coletiva  se  aproxima  muito  do  currículo  prescrito,

                            estabelecido no projeto pedagógico do curso:


                                    Os objetivos fundamentais dos módulos de Saúde Coletiva do ponto
                                    de  vista  da  formação  geral  do  médico.  É  difícil  dizer  o  principal
                                    objetivo, mas eu diria que o Módulo de Abrangência tem o objetivo
                                    principal  de  apresentar  o  SUS  para  eles,  numa  primeira
                                    aproximação  do  SUS.  O  SUS  se  organiza  deste  jeito,  isto  está
                                    acoplado com o Módulo PIN1, onde o estudante tem a oportunidade
                                    de ter alguma vivência nesta UBS no seu território. O Módulo PIN2
                                    pretende  aprofundar  essa  visão  do  SUS.  Portanto,  a  partir  das
                                    discussões em sala de aula, ele tem oportunidade de fazer pesquisa
                                    num  território,  entrar  em  contato  com  o  agente  comunitário  de
                                    saúde,  a  coordenadora  da  UBS,  as  enfermeiras  e  outros
                                    profissionais da Unidade. Eu acho que é uma segunda aproximação,
                                    onde  ele  vai  ver  quais  são  as  possibilidades  do  trabalho  médico
                                    dentro da equipe de saúde de uma UBS em Londrina, que é muito
                                    semelhante  ao  resto  dos  outros  locais  do  Brasil,  pelo  menos  da
                                    Região Sul. (PUEL1)


                                            No  entanto,  o  que  se  observa  pelo  relato  de  outros

                            entrevistados  é  que  nem  todos  pensam  assim.  Alguns  professores

                            apresentam  uma  visão  mais  crítica  em  relação  aos  objetivos  desses  quatro


                            módulos.


                                            O  atual  módulo  PIN1  já  existia  antes  do  currículo  integrado


                            sob  a  forma  do  Projeto  Especial  de  Ensino  —  PEEPIN  (Ito,  1997),  e  era

                            desenvolvido inicialmente em caráter multiprofissional, com a participação dos

                            estudantes dos cinco cursos lotados no Centro de Ciências da Saúde da UEL.


                                                    4  

5—# $!  !. /0
   85   86   87   88   89   90   91   92   93   94   95