Page 91 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 91
72
)*
Ele apresentou, em 2007, a sua 15ª oferta como uma das
atividades acadêmicas do curso, depois das revisões dos projetos
pedagógicos dos cursos determinadas pela reitoria da UEL em função das
orientações estabelecidas pelas diretrizes curriculares nacionais para os
cursos universitários da área da saúde.
Apenas o Curso de Enfermagem, além do de Medicina,
institucionalizou o PEEPIN como um módulo curricular. Os outros três cursos,
Odontologia, Fisioterapia e Farmácia fizeram opções pedagógicas diferentes e
não mais continuaram participando dessa atividade acadêmica do PEEPIN.
Este fato foi, para muitos, uma sinalização de recuo na implementação e
sustentabilidade dos novos modelos pedagógicos no Centro de Ciências da
Saúde da UEL.
Abaixo, a opinião de outro professor, que reuniu o seu grupo
de planejamento (formado por professores do Departamento de Saúde
Coletiva e de outros departamentos relacionados com a temática do módulo)
para reavaliar a proposta ofertada inicialmente e expressa no projeto
pedagógico do curso, tomando como base as avaliações sistemáticas
realizadas durante a execução do módulo:
Desde o final de 2006 assumi a coordenação do módulo e a
estratégia didático-pedagógica principal que eu tenho trabalhado
para o desenvolvimento do módulo, que neste ano de 2007, tem a
intencionalidade maior de tentar dar mais significado a todo esse
esforço que a gente faz da inserção do aluno nas práticas de Atenção
Básica. A reestruturação feita foi no sentido de atender ao que eles
queriam, ou seja, mais prática, eles queriam [por a mão na massa],
então vão por a mão na massa, mas dentro da Atenção Básica.
4
5—# $! !. /0