Page 91 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 91

72

                            )*


                                            Ele  apresentou,  em  2007,  a  sua  15ª  oferta  como  uma  das

                            atividades  acadêmicas  do  curso,  depois  das  revisões  dos  projetos

                            pedagógicos  dos  cursos  determinadas  pela  reitoria  da  UEL  em  função  das

                            orientações  estabelecidas  pelas  diretrizes  curriculares  nacionais  para  os


                            cursos universitários da área da saúde.


                                            Apenas  o  Curso  de  Enfermagem,  além  do  de  Medicina,


                            institucionalizou o PEEPIN como um módulo curricular. Os outros três cursos,

                            Odontologia, Fisioterapia e Farmácia fizeram opções pedagógicas diferentes e

                            não  mais  continuaram  participando  dessa  atividade  acadêmica  do  PEEPIN.

                            Este  fato  foi,  para  muitos,  uma  sinalização  de  recuo  na  implementação  e

                            sustentabilidade dos novos  modelos  pedagógicos  no  Centro de  Ciências da


                            Saúde da UEL.


                                            Abaixo, a opinião de outro professor, que reuniu o seu grupo


                            de  planejamento  (formado  por  professores  do  Departamento  de  Saúde

                            Coletiva e de outros departamentos relacionados com a temática do módulo)

                            para  reavaliar  a  proposta  ofertada  inicialmente  e  expressa  no  projeto

                            pedagógico  do  curso,  tomando  como  base  as  avaliações  sistemáticas


                            realizadas durante a execução do módulo:


                                    Desde  o  final  de  2006  assumi  a  coordenação  do  módulo  e  a
                                    estratégia  didático-pedagógica  principal  que  eu  tenho  trabalhado
                                    para o  desenvolvimento do  módulo, que  neste ano  de  2007,  tem  a
                                    intencionalidade  maior  de  tentar  dar  mais  significado  a  todo  esse
                                    esforço que a gente faz da inserção do aluno nas práticas de Atenção
                                    Básica. A reestruturação feita foi no sentido de atender ao que eles
                                    queriam, ou seja, mais prática, eles queriam [por a mão na massa],
                                    então  vão  por  a  mão  na  massa,  mas  dentro  da  Atenção  Básica.



                                                      4  

5—# $!  !. /0
   86   87   88   89   90   91   92   93   94   95   96