Page 92 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 92

73

                            )*


                                    Vamos ver se  neste  novo  formato  a gente consegue fazer com que
                                    eles pelo menos mudem um pouco esse conceito que têm do módulo,
                                    como sendo um módulo totalmente descartável no seu processo de
                                    formação. (PUEL4)


                                            O depoimento revela a inquietação do professor face à tensão


                            que se repete todos os anos: por um lado a intenção de aproximar o aluno da

                            realidade  do  SUS,  inserindo-o  mais  cedo  no  cenário  da  prática  de  atenção

                            básica;  por  outro,  a  resistência  dos  estudantes  que  se  reflete  em  uma

                            avaliação negativa.



                                            As  tentativas  feitas  pelos  professores  que  assumiram  a

                            responsabilidade  de  re-planejar  e  aprimorar  os  módulos,  a  partir  dos  “nós

                            críticos” apontados pelos estudantes nas avaliações, não têm obtido sucesso.



                                            O  que  os  estudantes  seguidamente  transmitem  aos

                            professores é um sentimento de pouca confiança na seriedade dos módulos.

                            Um dos alunos contou no grupo focal: Ah, o PIN 1, isso aí é enrolação, diziam

                            para nós os colegas do segundo ano (EUEL3).



                                            Parece que a dificuldade dos alunos na apreensão das metas

                            esta vinculada à descrença da Atenção Básica como prioridade na formação

                            médica, uma “seiva” no currículo, como dizem as professoras enfermeiras.



                                            Percebe-se um grande investimento dos professores para que

                            os estudantes se apropriem de outros valores importantes na área da saúde e

                            apontados hoje, dentro da realidade de consolidação do SUS e das Diretrizes

                            Curriculares Nacionais, como ainda mais imprescindíveis para a boa formação




                                                     4  

5—# $!  !. /0
   87   88   89   90   91   92   93   94   95   96   97