Page 97 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            que a Saúde Coletiva, enquanto área de conhecimento dentro do currículo do

                            Curso de Medicina, não deveria ficar restrita apenas a esses quatro módulos

                            (dois transversais e dois longitudinais)  ou apenas aos PINs, mesmo que os


                            módulos  da  terceira  e  quarta  séries  não  estejam  sob  a  responsabilidade

                            operacional do Departamento de Saúde Coletiva, mas de Clínica Médica.



                                            No  entanto,  o  que  acabou  acontecendo  depois  de

                            efetivamente implantadas as seis séries do novo currículo integrado do curso,

                            por falta de disponibilidade de carga horária docente do Departamento, entre

                            outros motivos, a atuação da Saúde Coletiva acabou se concentrando nesses

                            quatro módulos. Isto gerou certa frustração em relação à proposta pedagógica


                            originalmente elaborada, que previa uma atuação ao longo do curso, de uma

                            forma mais articulada com as outras áreas de conhecimento médico afins, nos

                            respectivos módulos temáticos.



                                    Essa situação apareceu em uma das entrevistas da seguinte forma:


                                    No  começo,  eu  sei  que  alguns  de  nós  tentamos  influenciar  nos
                                    grupos de planejamento dos módulos, seja no Módulo de Saúde da
                                    Criança, a gente tentou também participar de outros módulos, como
                                    na  Saúde  da  Mulher,  se  fez  alguma  coisa  no  Módulo  de  Doenças
                                    Mentais,  com este  objetivo, mais  de  levar  o nosso olhar  da Saúde
                                    Coletiva para estas áreas de estudo, mas em geral, nós não fomos
                                    muito  bem  ouvidos  nesses  módulos.  Os  professores  estão  muito
                                    preocupados com os seus conteúdos específicos de doenças nessas
                                    áreas  e  com  os  aspectos  clínicos  dessas  doenças  e  menos  com  as
                                    questões  epidemiológicas  e  de  Saúde  Coletiva.  Então,  nós  não
                                    tivemos muito êxito em participar nesses outros módulos, e hoje eu
                                    vejo  como  uma  dificuldade  nossa,  o  fato  de  nós  estarmos
                                    participando  de  uma  forma  meio  restrita.  Eu  acho  que  a  gente
                                    deveria ter uma inserção maior nos módulos temáticos. Nós módulos



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