Page 98 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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PINs eu acho que nós temos uma boa inserção no primeiro e
segundo ano, no terceiro ano também tem uma atividade de
acompanhar o atendimento clínico de profissionais na rede básica
de serviços de saúde, e eu acho que é onde se discutem grandes
síndromes e como é que o profissional da rede básica deve conduzir
a investigação diagnóstica, e o controle e o acompanhamento de
doenças e como ele deve ficar alerta e detectar necessidades de
encaminhamento para especialistas. Eu acho que haveria uma
grande necessidade do nosso olhar mais de longe. Eu não estou
participando do PIN 3, mas a impressão que eu tenho é que isso
esteja sendo discutido a nível de PIN 3. Já o PIN 4, eu acho que está
muito fracionado em pequenas clínicas especializadas e o estudante,
não sei se ele consegue fazer uma boa relação para entender a
linkagem com o sistema de saúde em geral atuando nessas clínicas
especializadas sem uma discussão mais geral sobre o sistema de
saúde, porque que esse paciente, com essa necessidade de
especialidades está aqui? Como ele pode ser devolvido para a rede
básica? Como pode ser ofertado o atendimento especializado? Acho
que não há uma discussão sobre a trajetória desse paciente no
sistema de saúde que eu acho que é uma falha nossa. Eu acho que a
grande falha nossa é nós não estarmos ofertando atualmente
atividades clínicas a nível de rede básica ou atenção secundária no
Internato e nem de vigilância epidemiológica ou sanitária ou de
planejamento, sistema de informação, nem nada disso durante o
Internato. Eu acho que é um déficit do nosso curso. (PUEL2)
Observa-se que, nos dois módulos transversais, onde existe uma
maior concentração temática da área de Saúde Coletiva, os problemas
selecionados têm gerado uma boa motivação nos estudantes para buscar o
conhecimento e trazer para a discussão dos objetivos de aprendizagem
estabelecidos nos grupos tutoriais.
Quando eles trazem os resultados dos estudos nós ficamos muito
satisfeitas em ver a capacidade desses estudantes de relacionarem,
fazer essa integração entre as ciências básicas com a clínica médica
na área da saúde. Eles estão entendendo a questão do papel da
Saúde Coletiva. Eu acho que no 1º e 2º ano está muito interessante.
(PUEL2)
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