Page 98 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                    PINs  eu  acho  que  nós  temos  uma  boa  inserção  no  primeiro  e
                                    segundo  ano,  no  terceiro  ano  também  tem  uma  atividade  de
                                    acompanhar o atendimento clínico de profissionais na rede básica
                                    de  serviços  de  saúde,  e  eu  acho  que  é  onde  se  discutem  grandes
                                    síndromes e como é que o profissional da rede básica deve conduzir
                                    a  investigação  diagnóstica,  e  o  controle  e  o  acompanhamento  de
                                    doenças  e  como  ele  deve  ficar  alerta  e  detectar  necessidades  de
                                    encaminhamento  para  especialistas.    Eu  acho  que  haveria  uma
                                    grande  necessidade  do  nosso  olhar  mais  de  longe.  Eu  não  estou
                                    participando  do  PIN  3,  mas  a  impressão  que  eu  tenho  é  que  isso
                                    esteja sendo discutido a nível de PIN 3. Já o PIN 4, eu acho que está
                                    muito fracionado em pequenas clínicas especializadas e o estudante,
                                    não  sei  se  ele  consegue  fazer  uma  boa  relação  para  entender  a
                                    linkagem com o sistema de saúde em geral atuando nessas clínicas
                                    especializadas  sem  uma  discussão  mais  geral  sobre  o  sistema  de
                                    saúde,  porque  que  esse  paciente,  com  essa  necessidade  de
                                    especialidades está aqui? Como ele pode ser devolvido para a rede
                                    básica? Como pode ser ofertado o atendimento especializado? Acho
                                    que  não  há  uma  discussão  sobre  a  trajetória  desse  paciente  no
                                    sistema de saúde que eu acho que é uma falha nossa. Eu acho que a
                                    grande  falha  nossa  é  nós  não  estarmos  ofertando  atualmente
                                    atividades clínicas a nível de rede básica ou atenção secundária no
                                    Internato  e  nem  de  vigilância  epidemiológica  ou  sanitária  ou  de
                                    planejamento,  sistema  de  informação,  nem  nada  disso  durante  o
                                    Internato. Eu acho que é um déficit do nosso curso. (PUEL2)



                                    Observa-se  que,  nos  dois  módulos  transversais,  onde  existe  uma


                            maior  concentração  temática  da  área  de  Saúde  Coletiva,  os  problemas

                            selecionados têm gerado uma boa motivação nos estudantes para buscar  o

                            conhecimento  e  trazer  para  a  discussão  dos  objetivos  de  aprendizagem

                            estabelecidos nos grupos tutoriais.



                                    Quando  eles  trazem  os  resultados  dos  estudos  nós  ficamos  muito
                                    satisfeitas em ver a capacidade desses estudantes de relacionarem,
                                    fazer essa integração entre as ciências básicas com a clínica médica
                                    na  área  da  saúde.  Eles  estão  entendendo  a  questão  do  papel  da
                                    Saúde Coletiva. Eu acho que no 1º e 2º ano está muito interessante.
                                    (PUEL2)







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