Page 102 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 102

82

                             )*


                                 2ª  CATEGORIA   ANALÍTICA: ÊNFASES   DA
                                  SAÚDE  COLETIVA  NA  UEL


                                            Nesta  categoria,  a  proposta  é  analisar  como  e  em  quais

                            momentos  os  conteúdos  e  as  práticas  da  área  de  Saúde  Coletiva  são

                            enfatizados no currículo do Curso de Medicina efetivamente executado, bem


                            como  a  carga  horária  destinada  a  essas  atividades.  A  intenção  é  mapear

                            como se dá a atuação dos professores e estudantes na dialética das relações

                            entre a teoria e a prática de ensino, lembrando que o curso adota um modelo


                            curricular caracterizado como centrado no estudante.


                                            Na visão de um dos gestores do curso:



                                    A  ênfase  da  Saúde  Coletiva  se  dá  nas  Ciências  Sociais  e  Saúde,
                                    Epidemiologia  e  Políticas  de  Saúde.  Pensando  melhor  será  que  a
                                    Vigilância  Sanitária,  Vigilância  Epidemiológica,  enfim  as
                                    vigilâncias também.  Porque tem os módulos ali de Doenças do Meio
                                    Ambiente  que  têm  conteúdos  disso,  nosso  módulo  lá  de
                                    Abrangências, acho que dá pra dizer alguma coisa, tem os PINs, eles
                                    trabalham mais as políticas, a Epidemiologia e as Ciências Sociais e
                                    Saúde. Pelo menos o PIN 1 e PIN 2. O PIN 3 também, mesmo sem
                                    docentes  da  Saúde  Coletiva,  mas  ele  discute  organização  de
                                    Medicina e Saúde, as práticas clínicas que os alunos estão vivendo
                                    no  ambulatório  das  Unidades  Básicas  da  periferia,  mas  ele,  ao
                                    discutir isso, discute de uma forma articulada, os docentes que estão
                                    envolvidos têm essa visão, eu acho que é por aí. (GUEL1)


                                            Em  termos  percentuais,  a  carga  horária  curricular  do  curso,

                            segundo  as  atividades  pedagógicas  existentes  por  série,  está  descrita  na

                            Tabela 2.









                                                     "4  

5—6  !. /0
   97   98   99   100   101   102   103   104   105   106   107