Page 102 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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2ª CATEGORIA ANALÍTICA: ÊNFASES DA
SAÚDE COLETIVA NA UEL
Nesta categoria, a proposta é analisar como e em quais
momentos os conteúdos e as práticas da área de Saúde Coletiva são
enfatizados no currículo do Curso de Medicina efetivamente executado, bem
como a carga horária destinada a essas atividades. A intenção é mapear
como se dá a atuação dos professores e estudantes na dialética das relações
entre a teoria e a prática de ensino, lembrando que o curso adota um modelo
curricular caracterizado como centrado no estudante.
Na visão de um dos gestores do curso:
A ênfase da Saúde Coletiva se dá nas Ciências Sociais e Saúde,
Epidemiologia e Políticas de Saúde. Pensando melhor será que a
Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, enfim as
vigilâncias também. Porque tem os módulos ali de Doenças do Meio
Ambiente que têm conteúdos disso, nosso módulo lá de
Abrangências, acho que dá pra dizer alguma coisa, tem os PINs, eles
trabalham mais as políticas, a Epidemiologia e as Ciências Sociais e
Saúde. Pelo menos o PIN 1 e PIN 2. O PIN 3 também, mesmo sem
docentes da Saúde Coletiva, mas ele discute organização de
Medicina e Saúde, as práticas clínicas que os alunos estão vivendo
no ambulatório das Unidades Básicas da periferia, mas ele, ao
discutir isso, discute de uma forma articulada, os docentes que estão
envolvidos têm essa visão, eu acho que é por aí. (GUEL1)
Em termos percentuais, a carga horária curricular do curso,
segundo as atividades pedagógicas existentes por série, está descrita na
Tabela 2.
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