Page 105 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            fisicamente,  do  Centro  de  Ciências  da  Saúde,  que  fica  ligado  ao  Hospital

                            Universitário da UEL e fora do campus, como comenta outro gestor:


                                    A gente percebe nos módulos em que eu tenho uma vivência assim
                                    um pouquinho maior, que o pessoal de fato viveu um movimento que
                                    foi  muito  mais  do  Básico  do  que  do  Clínico,  de  se  aproximar  os
                                    conteúdos,  de  se  integrarem  de  fato  a  esse  movimento  que  os
                                    módulos  têm  feito.  Então, eu  não  sei  se  é  o  máximo  que  pode  ser
                                    atingido, mas eu acho que é um nível ótimo, vamos dizer assim. Um
                                    nível acima do que eu esperaria que fosse possível de ter ocorrido.
                                    (GUEL2)


                                            Cada módulo, dependendo dos objetivos de aprendizagem a

                            serem alcançados e do grau de integração que exista com as outras áreas de

                            conhecimento,  é  capaz  de  facilitar  ao  estudante  o  desenvolvimento  do  seu

                            próprio método de estudo, orientando-o a selecionar criticamente os recursos


                            educacionais mais adequados, trabalhar em equipe e aprender a aprender.


                                            Sobre  este  aspecto  do  currículo,  relata-nos  um  professor


                            entrevistado:


                                    O  interessante  nessa  estrutura  curricular  é  bem  “isso”,  têm  os
                                    momentos em que você pode mais, ele permite essa flexibilização, e
                                    ao  mesmo  tempo ele  permite a  integração entre  os  módulos.  Para
                                    você  ter  esses  níveis  de  complexidade,  poder  ter  a
                                    interdisciplinaridade, então depende do que você quer. Eu acho que
                                    esse currículo tem de tudo, apesar de ainda não estar como a gente
                                    gostaria. (PUEL3)


                                            O  Módulo  do  PIN1  é  mais  voltado  para  a  comunidade:  a

                            questão  do  cuidado,  que  não  é  só  diagnóstico,  tratamento,  prescrição  e

                            medicamentos,  o  cuidado  centrado  no  sujeito,  na  relação  com  o  território,

                            como  um  espaço  de  vida  e  saúde  de  determinada  população;  envolve  a


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