Page 109 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 109

89

                             )*


                                    campo que talvez a gente devesse também atuar. Seria interessante,
                                    não precisaria ser um estágio inteiro lá, mas alguns dias lá só para
                                    conhecer  e  tal,  abriria  um  novo  campo  de  trabalho.  Seriam  dois
                                    hospitais secundários que é uma coisa que a gente não tem no curso.
                                    A gente só atua no nível primário e no terciário, acho que a gente
                                    pula   o   secundário.   Para   mim,    seriam   dois   campos
                                    interessantíssimos, para a nossa formação médica. (EUEL4)


                                            Para  contemplar  essa  demanda,  uma  das  práticas

                            desenvolvidas no Módulo de Abrangência das Ações de Saúde (UEL, 2007c),

                            no  final  da  primeira  série,  oportuniza  a  visita  a  vários  serviços  de  saúde

                            existentes  em  Londrina,  tais  como  as  mencionadas  por  um  dos  docentes


                            entrevistados  que  claramente  assume  a  mesma  postura  que  os  depoentes

                            anteriores:


                                    ...a  Biblioteca  Virtual  Comunitária  no  Jardim  Franciscato,  o
                                    Consórcio  Intermunicipal  de  Saúde  do  Médio  Paranapanema
                                    (CISMEPAR),  o  Núcleo  de  Informações  de  Mortalidade  (NIM),  o
                                    Instituto  Médico  Legal  (IML),  a  Policlínica  Ana  Ito,  o  Pronto
                                    Atendimento  Municipal  de  Adultos  (PAM),  o  Pronto  Atendimento
                                    Municipal Infantil (PAI), o Hospital da Zona Norte e a Cooperativa
                                    de  Trabalho  Médico  (UNIMED).  Essa  é  uma  das  atividades
                                    desenvolvidas,  onde  se  busca  a  formação  de  um  profissional  mais
                                    reflexivo  a  partir  da  prática  dos  serviços  sejam  eles  públicos  ou
                                    privados. (PUEL1)


                                            Quanto  ao  PIN2,  a  ênfase  dos  conteúdos  e  da  prática  é  no

                            sentido  daquilo  que  o  médico  pode  e  deve  fazer  numa  Unidade  Básica  de

                            Saúde, já conhecendo o SUS: qual é o papel do médico na equipe de saúde,


                            o que ele pode fazer, até aonde vão os seus limites, as suas possibilidades. A

                            ênfase  é  a  Saúde  da  Família  no  módulo  existe  porque  este  cenário  esta

                            dentro de Unidades de Saúde da Família.





                                                     "4  

5—6  !. /0
   104   105   106   107   108   109   110   111   112   113   114