Page 109 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 109
89
)*
campo que talvez a gente devesse também atuar. Seria interessante,
não precisaria ser um estágio inteiro lá, mas alguns dias lá só para
conhecer e tal, abriria um novo campo de trabalho. Seriam dois
hospitais secundários que é uma coisa que a gente não tem no curso.
A gente só atua no nível primário e no terciário, acho que a gente
pula o secundário. Para mim, seriam dois campos
interessantíssimos, para a nossa formação médica. (EUEL4)
Para contemplar essa demanda, uma das práticas
desenvolvidas no Módulo de Abrangência das Ações de Saúde (UEL, 2007c),
no final da primeira série, oportuniza a visita a vários serviços de saúde
existentes em Londrina, tais como as mencionadas por um dos docentes
entrevistados que claramente assume a mesma postura que os depoentes
anteriores:
...a Biblioteca Virtual Comunitária no Jardim Franciscato, o
Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema
(CISMEPAR), o Núcleo de Informações de Mortalidade (NIM), o
Instituto Médico Legal (IML), a Policlínica Ana Ito, o Pronto
Atendimento Municipal de Adultos (PAM), o Pronto Atendimento
Municipal Infantil (PAI), o Hospital da Zona Norte e a Cooperativa
de Trabalho Médico (UNIMED). Essa é uma das atividades
desenvolvidas, onde se busca a formação de um profissional mais
reflexivo a partir da prática dos serviços sejam eles públicos ou
privados. (PUEL1)
Quanto ao PIN2, a ênfase dos conteúdos e da prática é no
sentido daquilo que o médico pode e deve fazer numa Unidade Básica de
Saúde, já conhecendo o SUS: qual é o papel do médico na equipe de saúde,
o que ele pode fazer, até aonde vão os seus limites, as suas possibilidades. A
ênfase é a Saúde da Família no módulo existe porque este cenário esta
dentro de Unidades de Saúde da Família.
"4
5—6 !. /0