Page 112 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                            No  referido  capítulo,  os  autores  sintetizam  algumas

                            organizações  curriculares  freqüentemente  usadas  que,  segundo  Davini

                            (2004),  são:  o currículo formal; o  currículo  por  assuntos (ou disciplinas)  e  o

                            currículo integrado. No caso dos cursos de medicina, os currículos inspirados


                            no  Relatório  Flexner  (1910),  tendem  a  valorizar  o  ensino  centrado  nos

                            hospitais  como  único  lócus  de  práticas,  orientado  pela  busca  constante  da

                            unicausalidade das doenças e que valoriza o mecanicismo, o biologicismo, o

                            individualismo  e  a  especialização  precoce.  Tudo  isso  com  a  exclusão  das

                            práticas  alternativas,  com  ênfase  na  atenção  curativa,  orientada  ao  modelo


                            matemático, onde o conhecer se expressa pela capacidade de quantificação

                            do  real  por  meio  de  uma  linguagem  generalizante,  mecânica  e  analítica

                            (Oliveira, 2004).



                                            Se  avançarmos  na  tentativa  de  compreender  melhor  as

                            relações  entre  formação  profissional  e  prática  profissional,  vamos  encontrar


                            muitos elementos que questionam os arranjos de saberes e perspectivas. “A

                            questão  do  relacionamento  entre  competência  profissional  e  conhecimento

                            profissional precisa ser virada de cabeça para baixo”, diz Donald Shôn (2000).



                                            Para o autor, precisamos diferenciar o “conhecer na ação” da

                            “reflexão  na  ação”.  O  primeiro  é  mais  automático,  rotineiro  e  espontâneo  e


                            estaria vinculado ao currículo normativo, que se expressa na dicotomia entre o

                            Ciclo  Básico  e  o  Profissional.  O  segundo  emergiria  a  partir  de  resultados

                            produzidos  pela  ação,  tendo  uma  função  crítica  e  produzindo

                            questionamentos dos pressupostos do modelo normativo.


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