Page 117 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 117

97

                             )*


                            incapacidade  de  discriminação,  porque  sistematicamente  o  corporativismo

                            levava os estudantes a darem a si e aos colegas a pontuação máxima.


                                            A problemática dos instrumentos de avaliação dos módulos de


                            ensino-aprendizagem  é  assim  relatada  por  uma  professora  que  integra  a

                            referida comissão:


                                    O  problema  maior  não  é  a  freqüência  com  que  os  tutores  são
                                    avaliados,  mas  o  que  se  faz  com  o  resultado  dessa  avaliação.  No
                                    começo,  a  Comissão  de  Avaliação  fazia  o  feedback  direto  para  o
                                    tutor.  Hoje  o  próprio  tutor  pega  a  avaliação  que  os  estudantes
                                    fizeram dele e a recomendação é de que cada um veja como foi o seu
                                    desempenho  e  tente  melhorar,  discuta  com  o  coordenador  do
                                    Módulo, enfim é mais um processo. O coordenador, hoje, está muito
                                    mais  próximo  para  fazer  o  feedback  ao  tutor  do  que  a  própria
                                    Comissão  de  Avaliação.  Até  por  conta  da  mudança  da  nossa
                                    organização  de  trabalho,  mesmo.  Nos  módulos  temáticos  a
                                    avaliação  do  desempenho  do  estudante é  baseada  na  performance
                                    deles, no desempenho em cada grupo tutorial, já tem um instrumento
                                    para isso e ao final de cada módulo eles fazem uma prova teórica
                                    e/ou prática. Aí vai depender da natureza do módulo que se permite
                                    ou não ter a prova prática. Essa é a avaliação deles. E nos PINs já é
                                    diferenciado, a gente conseguiu, acho que isso é uma coisa legal, o
                                    portfólio,  por  onde  a  gente  faz  o  acompanhamento  do  estudante
                                    individualmente e é contínuo, então ele tem as duas características
                                    tanto a formativa quanto a somativa no PIN. (PUEL3)



                                            Nos  módulos  de  interação  ensino,  serviço  e  comunidade,

                            existe  um  trabalho  final  de  apresentação  como  uma  forma  de  se  avaliar.

                            Pretende-se  com  isso  incentivar  os  estudantes  a  escrever  um  trabalho,


                            divulgá-lo  em  um  evento  científico,  um  produto  que  é  também  usado  para

                            avaliar  o  seu  desempenho.  Assim,  a  estratégia  de  avaliação  pretende-se

                            formativa, ou seja:

                                    é entendida como uma prática contínua, cujo objetivo é adequar o
                                    processo  de  aprendizagem  cognitivo,  psicomotor  e  afetivo,  às


                                                    &4  

5—/

  !. /0
   112   113   114   115   116   117   118   119   120   121   122