Page 117 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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incapacidade de discriminação, porque sistematicamente o corporativismo
levava os estudantes a darem a si e aos colegas a pontuação máxima.
A problemática dos instrumentos de avaliação dos módulos de
ensino-aprendizagem é assim relatada por uma professora que integra a
referida comissão:
O problema maior não é a freqüência com que os tutores são
avaliados, mas o que se faz com o resultado dessa avaliação. No
começo, a Comissão de Avaliação fazia o feedback direto para o
tutor. Hoje o próprio tutor pega a avaliação que os estudantes
fizeram dele e a recomendação é de que cada um veja como foi o seu
desempenho e tente melhorar, discuta com o coordenador do
Módulo, enfim é mais um processo. O coordenador, hoje, está muito
mais próximo para fazer o feedback ao tutor do que a própria
Comissão de Avaliação. Até por conta da mudança da nossa
organização de trabalho, mesmo. Nos módulos temáticos a
avaliação do desempenho do estudante é baseada na performance
deles, no desempenho em cada grupo tutorial, já tem um instrumento
para isso e ao final de cada módulo eles fazem uma prova teórica
e/ou prática. Aí vai depender da natureza do módulo que se permite
ou não ter a prova prática. Essa é a avaliação deles. E nos PINs já é
diferenciado, a gente conseguiu, acho que isso é uma coisa legal, o
portfólio, por onde a gente faz o acompanhamento do estudante
individualmente e é contínuo, então ele tem as duas características
tanto a formativa quanto a somativa no PIN. (PUEL3)
Nos módulos de interação ensino, serviço e comunidade,
existe um trabalho final de apresentação como uma forma de se avaliar.
Pretende-se com isso incentivar os estudantes a escrever um trabalho,
divulgá-lo em um evento científico, um produto que é também usado para
avaliar o seu desempenho. Assim, a estratégia de avaliação pretende-se
formativa, ou seja:
é entendida como uma prática contínua, cujo objetivo é adequar o
processo de aprendizagem cognitivo, psicomotor e afetivo, às
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