Page 114 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 114

94

                            )*


                                            Em  síntese,  a  posição  de  cada  um  dos  agentes  determina

                            certa  forma  de  olhar/valorizar  essa  ênfase.  Para  os  estudantes  as

                            preocupações se dividem entre a formação crítica de uma certa mentalidade

                            do  médico  e  a  prova  seletiva  para  a  residência  médica.  Para  os  gestores


                            prevalece a preocupação com a manutenção do curso cuja qualidade parece

                            depender de constantes medidas institucionais.



                                            Finalmente,  para  os  professores,  o  que  importa  é  a

                            negociação  prática  dos  programas  que  garante  os  conteúdos,  mas  não

                            prescinde  da  relação  entre  eles.  É  curioso  perceber  que,  de  um  lado,  os


                            estudantes  consideram  que  a  atuação  do  tutor  é  fundamental  (a  qualidade

                            depende  do  professor),  e  de  outro,  os  professores  fazem  menções  ao

                            diferencial de uma turma interessada (a qualidade depende do aluno).




























                                                    "4  

5—6  !. /0
   109   110   111   112   113   114   115   116   117   118   119