Page 118 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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necessidades de cada estudante. É individual e está orientada em
função dos desempenhos previstos em cada unidade de
aprendizagem. Os desempenhos são entendidos como a expressão
concreta dos recursos ou saberes que o sujeito articula e mobiliza no
enfrentamento de uma situação, portanto, pode ser observado e
tomado como objeto de avaliação. (UEL, 2003)
O processo de avaliação acontece durante diferentes
momentos do módulo, no caso do PIN1, para que se possa, ao longo do ano,
verificar o nível de progresso de cada estudante e, com isto, localizar em
tempo hábil os aspectos da aprendizagem que ainda não se efetivaram a fim
de se tomar decisões quanto à manutenção ou alteração das estratégias
adotadas para a construção dos desempenhos esperados (UEL, 2007a).
No PIN2, ao lado de um processo contínuo de avaliação
formativa, desenvolvida em todos os encontros com os estudantes, há dois
momentos de avaliação cognitiva com prova escrita, e também a avaliação do
resultado de uma pesquisa realizada pelos grupos de estudantes, por meio de
um relatório e um pôster apresentado na academia e à Unidade de Saúde.
O depoimento abaixo pode representar a visão dos
estudantes sobre esse processo avaliativo:
Eu acho importante no primeiro ano ter essa avaliação toda, o que
eu acho que é muito bem feita, a gente tem uma bateria de fichas
para preencher, como o aluno se relaciona com os outros, tem
provinha. Acho que no primeiro ano, se for bem estipulada essa
avaliação, o aluno vai aprender por onde é que ele tem que ir e nos
outros anos, mesmo que não tenha uma avaliação, o aluno sabe o
que é mais ou menos o que ele tem pra fazer. Para o primeiro e
segundo anos, talvez instituir uma avaliação mais forte e orientar o
aluno. Eu acho que a atual é bem feita. (EUEL3)
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