Page 118 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 118

98

                            )*


                                    necessidades  de  cada  estudante.  É  individual  e  está  orientada  em
                                    função  dos  desempenhos  previstos  em  cada  unidade  de
                                    aprendizagem.  Os  desempenhos  são  entendidos  como  a  expressão
                                    concreta dos recursos ou saberes que o sujeito articula e mobiliza no
                                    enfrentamento  de  uma  situação,  portanto,  pode  ser  observado  e
                                    tomado como objeto de avaliação. (UEL, 2003)


                                            O  processo  de  avaliação  acontece  durante  diferentes


                            momentos do módulo, no caso do PIN1, para que se possa, ao longo do ano,

                            verificar  o  nível  de  progresso  de  cada  estudante  e,  com  isto,  localizar  em

                            tempo hábil os aspectos da aprendizagem que ainda não se efetivaram a fim

                            de  se  tomar  decisões  quanto  à  manutenção  ou  alteração  das  estratégias


                            adotadas para a construção dos desempenhos esperados (UEL, 2007a).


                                            No  PIN2,  ao  lado  de  um  processo  contínuo  de  avaliação

                            formativa,  desenvolvida  em  todos  os  encontros  com  os  estudantes,  há  dois


                            momentos de avaliação cognitiva com prova escrita, e também a avaliação do

                            resultado de uma pesquisa realizada pelos grupos de estudantes, por meio de

                            um relatório e um pôster apresentado na academia e à Unidade de Saúde.



                                            O  depoimento  abaixo  pode  representar  a  visão  dos

                            estudantes sobre esse processo avaliativo:



                                    Eu acho importante no primeiro ano ter essa avaliação toda, o que
                                    eu acho que é muito bem feita, a gente tem uma bateria de fichas
                                    para  preencher,  como  o  aluno  se  relaciona  com  os  outros,  tem
                                    provinha.  Acho  que  no  primeiro  ano,  se  for  bem  estipulada  essa
                                    avaliação, o aluno vai aprender por onde é que ele tem que ir e nos
                                    outros anos, mesmo que não tenha uma avaliação, o aluno sabe o
                                    que  é  mais  ou  menos  o  que  ele  tem  pra  fazer.  Para  o  primeiro  e
                                    segundo anos, talvez instituir uma avaliação mais forte e orientar o
                                    aluno. Eu acho que a atual é bem feita. (EUEL3)



                                                   &4  

5—/

  !. /0
   113   114   115   116   117   118   119   120   121   122   123