Page 119 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 119

99

                             )*


                                            Em  relação  aos  módulos  temáticos,  relata-se  que  boa  parte

                            dos tutores não incentiva a questão da avaliação. E os estudantes se queixam

                            de  que  a  avaliação  comporta  a  seguinte  divisão:  o  grupo  dos  melhores,  o

                            grupo intermediário e o grupo dos piores. Observa-se uma grande dificuldade


                            dos tutores em fazer a avaliação individual dos oito estudantes que compõem

                            o grupo sob sua responsabilidade.


                                            Mesmo tendo que fazer uma prova, teórica ao final do módulo,

                            os estudantes elogiam a avaliação quando ela é  bem elaborada. O relato  a


                            seguir ilustra esta avaliação positiva:


                                    Não  querendo  generalizar,  eu  acho  que  aluno,  ele  só  corre  atrás
                                    quando  ele  é  cobrado.  Acho  que  há  necessidade  da  avaliação
                                    formativa,  é  fundamental,  porque  eu  sou  aluno  e  sei  que  se  me
                                    cobrarem um assunto que eu estou estudando, eu vou estudar muito
                                    mais.  Então,  acho  que  é  importante,  não  pode  deixar  de  faltar.
                                    Talvez com um peso menor do que a avaliação somativa. Porque aí,
                                    como é Saúde Coletiva, você vai ter que formar a cabeça do aluno.
                                    Aí,  sim,  você  vai  ter  que  ver  como  que  ele  está  se  comportando,
                                    como  é  o  comportamento  dos  seus  colegas  multiprofissionais,  o
                                    comportamento com o paciente, a equipe de Enfermagem da UBS.
                                    Então aí eu acho que o peso  da somativa poderia ser maior do que a
                                    formativa. Mas, eu acho que deixar de lado a formativa, não dá. E,
                                    tirando  a  conclusão  de  tudo  isso,  daria  pra  fazer  os  fóruns  que  a
                                    gente  geralmente  costuma  fazer  para  tirar  as  conclusões,  mas
                                    avaliações  de  aluno  acho  que  tem  de  envolver  a  formativa  e  a
                                    somativa juntas. (EUEL4)



                                            Mesmo  que  o  modelo  curricular  adotado  seja  centrado  no

                            estudante, dependendo das características do tutor, alguns procedimentos de


                            avaliação podem ser desenvolvidos, o que acontece também em relação aos

                            instrutores do PIN.





                                                    &4  

5—/

  !. /0
   114   115   116   117   118   119   120   121   122   123   124