Page 115 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 115

95

                            )*


                                 3ª  CATEGORIA  ANALÍTICA: ESTRATÉGIAS  DA
                                   SAÚDE  COLETIVA  NA  UEL


                                            Desvelar  as  estratégias  predominantes  das  atividades

                            didáticas  dos  módulos  vinculados  à  Saúde  Coletiva,  como  também  os

                            instrumentos  de  avaliação  dos  estudantes  do  programa  curricular  como  um


                            todo, é a proposta de análise desta categoria que visa estudar aspectos do

                            ensino,  determinantes  na  formação  do  profissional  e  o  modo  como  são

                            utilizados os recursos pedagógicos no currículo do curso.



                                            Para atender ao modelo curricular proposto para o curso, pelo

                            que se pode constatar nas entrevistas realizadas, existe um esforço grande de

                            planejamento das atividades didáticas previamente à sua execução.



                                            Isso  se  traduz  tanto  pelos  manuais  dos  módulos  temáticos

                            interdisciplinares,  onde  se  encontram  orientações  específicas  para  os

                            professores, como  nas informações contidas no Manual Geral  do Estudante


                            (UEL, 2007e) e no Manual Geral do Professor/tutor (UEL, 2007f), que procura

                            apoiar  o  professor  para  seu  contínuo  aperfeiçoamento  como  educador

                            médico.



                                            O  objetivo  desses  manuais  é  contribuir  para  que  os  atores

                            envolvidos  nos  processos  de  ensinagem,  como  sugere  Anastasiou  (2005),

                            possam compreender melhor o seu papel: em primeiro lugar, nas atividades


                            do  grupo  tutorial,  para  que  possam  uniformizar  atitudes  de  modo  a  obter  o

                            melhor rendimento possível dos pequenos grupos formados nos módulos com



                                                   &4  

5—/

  !. /0
   110   111   112   113   114   115   116   117   118   119   120