Page 115 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 115
95
)*
3ª CATEGORIA ANALÍTICA: ESTRATÉGIAS DA
SAÚDE COLETIVA NA UEL
Desvelar as estratégias predominantes das atividades
didáticas dos módulos vinculados à Saúde Coletiva, como também os
instrumentos de avaliação dos estudantes do programa curricular como um
todo, é a proposta de análise desta categoria que visa estudar aspectos do
ensino, determinantes na formação do profissional e o modo como são
utilizados os recursos pedagógicos no currículo do curso.
Para atender ao modelo curricular proposto para o curso, pelo
que se pode constatar nas entrevistas realizadas, existe um esforço grande de
planejamento das atividades didáticas previamente à sua execução.
Isso se traduz tanto pelos manuais dos módulos temáticos
interdisciplinares, onde se encontram orientações específicas para os
professores, como nas informações contidas no Manual Geral do Estudante
(UEL, 2007e) e no Manual Geral do Professor/tutor (UEL, 2007f), que procura
apoiar o professor para seu contínuo aperfeiçoamento como educador
médico.
O objetivo desses manuais é contribuir para que os atores
envolvidos nos processos de ensinagem, como sugere Anastasiou (2005),
possam compreender melhor o seu papel: em primeiro lugar, nas atividades
do grupo tutorial, para que possam uniformizar atitudes de modo a obter o
melhor rendimento possível dos pequenos grupos formados nos módulos com
&4
5—/
!. /0