Page 116 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 116

96

                             )*


                            os alunos, incentivando-os ao estudo individual e facilitando seu aprendizado;

                            em segundo lugar, nos módulos multiprofissionais, formados por  estudantes

                            de Medicina e Enfermagem como acontece nos PINs 1 e 2, respectivamente,

                            na primeira e segunda série do curso.



                                            Dentro do eixo metodológico definido para o curso, estruturou-

                            se  uma  proposta  de  avaliação  elaborada  pela  Comissão  de  Avaliação

                            (CAVMed)  que  “é  responsável  pelo  acompanhamento  e  aprimoramento  do

                            sistema de avaliação, compreendendo a avaliação dos processos de ensino-


                            aprendizagem  dos  estudantes  e  a  avaliação  institucional  do  curso”  (UEL,

                            2003).


                                            A dinâmica dessa avaliação se desenvolve através de vários


                            instrumentos,  com  um  sistema  de  acompanhamento  contínuo  por  meio  do

                            fluxo de dados oriundos da aplicação de alguns formulários onde é registrada

                            a avaliação do estudante pelo professor-tutor, como também a avaliação do

                            tutor  pelo  estudante,  a  avaliação  de  problemas  pelo  estudante  e  pelo


                            professor-tutor e avaliação do módulo temático pelo estudante.


                                            A despeito da preocupação em avaliar o processo de ensino-

                            aprendizagem em suas diferentes dimensões, o processamento desses dados

                            e,  sobretudo,  o  aproveitamento  deles  em  prol  do  curso  são  bastante


                            complexos  o  que  explica  algumas  medidas  que  foram  tomadas.  A  auto-

                            avaliação e a avaliação interpares, atualmente, são realizadas de forma oral

                            ao  final  do  grupo  tutorial.  O  preenchimento  do  instrumento  está  suspenso


                            temporariamente,  por  decisão  do  Colegiado  do  Curso,  em  função  da  sua

                                                   &4  

5—/

  !. /0
   111   112   113   114   115   116   117   118   119   120   121