Page 116 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 116
96
)*
os alunos, incentivando-os ao estudo individual e facilitando seu aprendizado;
em segundo lugar, nos módulos multiprofissionais, formados por estudantes
de Medicina e Enfermagem como acontece nos PINs 1 e 2, respectivamente,
na primeira e segunda série do curso.
Dentro do eixo metodológico definido para o curso, estruturou-
se uma proposta de avaliação elaborada pela Comissão de Avaliação
(CAVMed) que “é responsável pelo acompanhamento e aprimoramento do
sistema de avaliação, compreendendo a avaliação dos processos de ensino-
aprendizagem dos estudantes e a avaliação institucional do curso” (UEL,
2003).
A dinâmica dessa avaliação se desenvolve através de vários
instrumentos, com um sistema de acompanhamento contínuo por meio do
fluxo de dados oriundos da aplicação de alguns formulários onde é registrada
a avaliação do estudante pelo professor-tutor, como também a avaliação do
tutor pelo estudante, a avaliação de problemas pelo estudante e pelo
professor-tutor e avaliação do módulo temático pelo estudante.
A despeito da preocupação em avaliar o processo de ensino-
aprendizagem em suas diferentes dimensões, o processamento desses dados
e, sobretudo, o aproveitamento deles em prol do curso são bastante
complexos o que explica algumas medidas que foram tomadas. A auto-
avaliação e a avaliação interpares, atualmente, são realizadas de forma oral
ao final do grupo tutorial. O preenchimento do instrumento está suspenso
temporariamente, por decisão do Colegiado do Curso, em função da sua
&4
5—/
!. /0