Page 121 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 121
101
)*
o nível de satisfação e insatisfação dos estudantes em relação às
provas. E, em relação à avaliação dos PINs, que em regra são os
módulos onde se vê menos queixas dos professores-instrutores pelos
estudantes, isso eu senti no corredor e até nas escritas dos
estudantes. (PUEL3)
Uma forma indireta de avaliação, não só dos módulos, mas da
área de Saúde Coletiva, é a realizada através do Teste de Progresso da
Medicina (TPMed). Em 2006, foi realizado o 9º TPMed junto com outras 10
escolas médicas, incluindo também estudantes da USP. Nele, observa-se um
bom desempenho dos estudantes da UEL na área de Saúde Coletiva em
relação às outras escolas.
Sobre os resultados dos testes de progresso do Curso de
Medicina da UEL, em relação ao desempenho obtido pelos estudantes nas
questões de Saúde Coletiva, observa-se que eles vão muito bem na 1ª e na 2ª
séries, que é o esperado devido à concentração que o curso tem dos
conteúdos de Saúde Coletiva nas primeiras duas séries do curso. Depois,
eles estacionam na 3ª, 4ª e 5ª séries. No entanto, quando o teste é novamente
aplicado no segundo semestre da 6ª série, o desempenho dos estudantes
tende a crescer um pouco, porque estão estudando para a prova de
Residência Médica no final do ano e não devido à inserção da Saúde Coletiva
no Internato Médico.
A despeito das aprofundadas análises que se faz na área de
Saúde Coletiva, não se pode dizer que as modificações nos módulos estejam
baseadas nesses instrumentos. É o que se percebe no depoimento de uma
&4
5—/
!. /0