Page 121 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 121

101

                             )*


                                    o  nível  de  satisfação  e  insatisfação  dos  estudantes  em  relação  às
                                    provas. E, em relação à avaliação dos PINs, que em regra são os
                                    módulos onde se vê menos queixas dos professores-instrutores pelos
                                    estudantes,  isso  eu  senti  no  corredor  e  até  nas  escritas  dos
                                    estudantes. (PUEL3)



                                            Uma forma indireta de avaliação, não só dos módulos, mas da

                            área  de  Saúde  Coletiva,  é  a  realizada  através  do  Teste  de  Progresso  da


                            Medicina (TPMed). Em 2006, foi realizado o 9º TPMed junto com outras 10

                            escolas médicas, incluindo também estudantes da USP. Nele, observa-se um

                            bom  desempenho  dos  estudantes  da  UEL  na  área  de  Saúde  Coletiva  em

                            relação às outras escolas.



                                            Sobre  os  resultados  dos  testes  de  progresso  do  Curso  de

                            Medicina  da  UEL,  em  relação  ao  desempenho  obtido  pelos  estudantes  nas

                            questões de Saúde Coletiva, observa-se que eles vão muito bem na 1ª e na 2ª


                            séries,  que  é  o  esperado  devido  à  concentração  que  o  curso  tem  dos

                            conteúdos  de  Saúde  Coletiva  nas  primeiras  duas  séries  do  curso.  Depois,

                            eles estacionam na 3ª, 4ª e 5ª séries. No entanto, quando o teste é novamente


                            aplicado  no  segundo  semestre  da  6ª  série,  o  desempenho  dos  estudantes

                            tende  a  crescer  um  pouco,  porque  estão  estudando  para  a  prova  de

                            Residência Médica no final do ano e não devido à inserção da Saúde Coletiva

                            no Internato Médico.



                                            A despeito das aprofundadas análises que se faz na área de

                            Saúde Coletiva, não se pode dizer que as modificações nos módulos estejam

                            baseadas nesses instrumentos. É o que se percebe no depoimento de uma



                                                  &4  

5—/

  !. /0
   116   117   118   119   120   121   122   123   124   125   126