Page 126 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 126
106
)*
amplamente divulgado internamente antes e durante o seu processo de
implantação, como destaca um dos gestores entrevistados:
Os documentos mais importantes que ajudaram na implantação ou
desenvolvimento ou consolidação do projeto pedagógico do novo
currículo da Medicina, eu acho que a própria proposta pedagógica
do curso foi o documento que circulou bastante, então todo o
documento da proposta pedagógica mesmo e a sua regulamentação,
que foi no ano passado, lá pelos órgãos institucionais da UEL, eu
acho que é o documento mais importante que o curso tem de botar
em prática toda essa idéia, esse encadeamento, essa matriz
curricular. Então, o próprio documento acho que é muito
importante. Tivemos também a regulamentação das práticas dos
estágios que tem sido discutida, é uma proposta que a gente recebeu
ultimamente um documento que aponta pra isso. Mas eu acho que o
próprio projeto pedagógico do curso que é um documento que não
ficou engavetado, ao contrário de muitos outros cursos que fazem o
projeto e guardam, o projeto pedagógico da Medicina foi um projeto
amplamente divulgado, debatido, a assinatura da regulamentação
desse projeto com as cargas horárias delimitadas, todos os módulos
regulamentados com carga horária e tudo, esse documento eu acho
que é o documento mais importante que eu reconheço. (GUEL2)
A visão global da estrutura curricular pode ser claramente
observada nas planilhas curriculares das seis séries do curso, já referidas
anteriormente no ítem 4.1.1. O significado desse instrumento é referido pelo
gestor abaixo, que destaca a enorme fragmentação do Internato Médico:
A visão global da estrutura curricular que pode ser obtida desta
grade curricular é muito simples, aqui você tem tudo, você tem todos
os módulos, todas as cargas horárias, eu diria que ela traduz o
projeto político-pedagógico pra nós que hoje conhecemos bem como
que ele funciona e tal. Essa planilha foi uma invenção aí do Márcio
[Márcio Almeida] e que deu muito certo todo mundo acatou e todo
mundo tem a sua, e por ela você acompanha o desenvolvimento do
calendário escolar, eu tenho uma boa impressão dela, eu tenho uma
percepção boa dessa planilha, boa mesmo, eu sinto que ela é
completa. O drama do Colegiado está aqui nesta planilha. Botar isso
pra funcionar é que é difícil. Aí dentro tem os melindres dos tutores,
aquelas dificuldades que todo módulo tem de faltar um ou dois
)4
5—
+
$+
. /0