Page 130 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                    os  alunos  sobre  a  Saúde  Coletiva.  Então  aí  é  como  eu  disse  no
                                    começo, acho que falta perna, falta gente para se dedicar a todas
                                    essas áreas. (GUEL4)


                                            Em  síntese,  parece  bastante  significativo  que  os  mesmos

                            gestores,  que  avaliam  positivamente  os  documentos  produzidos  para  a

                            proposta  e  sustentação  do  curso,  sendo  capazes  de  apontar  com  tanta

                            facilidade  os  seus  méritos  (o  programa  que  incentiva  a  leitura  e  favorece  o


                            gosto  pelo  estudo),  são  os  mesmos  sujeitos  que  se  mostram  capazes  de

                            detectar pontos de fragilidade (como o programa dos internos) e os dilemas

                            sob a forma de preocupações e até sugestões de alternativas. Por isso, esses

                            argumentos, prioritariamente considerados pelos gestores, são pontuados por


                            diferentes  critérios  de  avaliação  e  desafios.  Os  impasses  são  vistos  mais

                            como    dificuldades  a  serem  repensadas  do  que  propriamente  aspectos

                            negativos que invibializariam a execução do projeto.



                                            Em  relação  aos  mecanismos  de  formação  e  de  apoio  aos

                            profissionais  envolvidos  para  assegurar  o  desenvolvimento  do  projeto,  as

                            iniciativas internas de educação permanente e o estímulo à participação dos

                            docentes  em  programas  externos  de  educação  continuada  têm  suscitado

                            avaliações positivas e negativas.



                                            Quanto  à  avaliação  positiva  desses  mecanismos,  destacam-

                            se:  a  valorização  da  formação  dos  docentes  do  ciclo  básico;  a  participação


                            dos professores da Saúde Coletiva em programas de capacitação docente; a

                            existência de comissões de avaliação docente e de educação permanente; a



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