Page 125 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 125
105
)*
outro, que também é oficial, que é o documento do projeto político-
pedagógico aprovado pelo colegiado pleno e pelo Conselho de
Centro do CCS, que é de onde a Universidade, para não ficar um
negócio muito volumoso, fez este daqui que é a síntese. Este daqui é
o documento mais importante do curso que é o seu projeto político-
pedagógico. O outro é um extrato, tem algumas coisas, mas a
essência está aqui, tem mais coisa, por exemplo, a história do curso,
as justificativas da mudança, o diagnóstico da situação, os dados do
pessoal que estava na época da mudança, essa coisa toda não consta
dessa outra resolução, por uma limitação de espaço. E o outro
documento que eu entendo fundamental é a Resolução CEPE/CA
N.88/2006, que registra a carga horária docente comprometida com
o desenvolvimento das atividades desenvolvidas no curso. (GUEL1)
O gestor em questão destaca também a singularidade da
escola no sentido de ter perseguido intensamente um instrumento de gestão
acadêmica visando dar maior sustentabilidade ao processo de mudança,
garantindo a sua profundidade no novo currículo do curso, mesmo que a
estrutura universitária até 1997 não tivesse nenhuma experiência com
currículos integrados e nem oferecesse mecanismos que pudessem operar e
administrar as novas atividades docentes e vencer tanto as resistências
internas às mudanças como as instabilidades provocadas por elas no
processo de transformação. Observe-se o comentário:
... esta é uma resolução existente em poucas escolas do país - se é
que exista em alguma.Quando deveriam ter, porque é uma resolução
de gestão, que ajuda no gerenciamento, na relação com o resto da
estrutura da universidade. Esta daqui que regulamenta as funções
docentes e as cargas horárias correspondentes às atividades do
Curso de Medicina, então, foi uma resolução que demorou três anos
na sua elaboração e negociação nas várias instâncias da
universidade. (GUEL1)
O projeto pedagógico foi elaborado ao longo de anos de
debates e reflexões aprofundadas, algumas com assessoria externa, sendo
)4
5—
+
$+
. /0