Page 125 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 125

105

                              )*


                                    outro, que também é oficial, que é o documento do projeto político-
                                    pedagógico  aprovado  pelo  colegiado  pleno  e  pelo  Conselho  de
                                    Centro do CCS, que é de onde a Universidade, para não ficar um
                                    negócio muito volumoso, fez este daqui que é a síntese. Este daqui é
                                    o documento mais importante do curso que é o seu projeto político-
                                    pedagógico.  O  outro  é  um  extrato,  tem  algumas  coisas,  mas  a
                                    essência está aqui, tem mais coisa, por exemplo, a história do curso,
                                    as justificativas da mudança, o diagnóstico da situação, os dados do
                                    pessoal que estava na época da mudança, essa coisa toda não consta
                                    dessa  outra  resolução,  por  uma  limitação  de  espaço.  E  o  outro
                                    documento  que  eu  entendo  fundamental  é  a  Resolução  CEPE/CA
                                    N.88/2006, que registra a carga horária docente comprometida com
                                    o desenvolvimento das atividades desenvolvidas no curso. (GUEL1)


                                            O  gestor  em  questão  destaca  também  a  singularidade  da


                            escola no sentido de ter perseguido intensamente um instrumento de gestão

                            acadêmica  visando  dar  maior  sustentabilidade  ao  processo  de  mudança,

                            garantindo  a  sua  profundidade  no  novo  currículo  do  curso,  mesmo  que  a

                            estrutura  universitária  até  1997  não  tivesse  nenhuma  experiência  com


                            currículos integrados e nem oferecesse mecanismos que pudessem operar e

                            administrar  as  novas  atividades  docentes  e  vencer  tanto  as  resistências

                            internas  às  mudanças  como  as  instabilidades  provocadas  por  elas  no

                            processo de transformação. Observe-se o comentário:


                                    ... esta é uma resolução existente em poucas escolas do país - se é
                                    que exista em alguma.Quando deveriam ter, porque é uma resolução
                                    de gestão,  que ajuda no gerenciamento, na relação com o resto da
                                    estrutura  da  universidade.  Esta  daqui  que  regulamenta  as  funções
                                    docentes  e  as  cargas  horárias  correspondentes  às  atividades  do
                                    Curso de Medicina, então, foi uma resolução que demorou três anos
                                    na  sua  elaboração  e  negociação  nas  várias  instâncias  da
                                    universidade. (GUEL1)



                                            O  projeto  pedagógico  foi  elaborado  ao  longo  de  anos  de

                            debates  e  reflexões  aprofundadas,  algumas  com  assessoria  externa,  sendo


                                                 )4  

5—
+
$+
	
. /0
   120   121   122   123   124   125   126   127   128   129   130