Page 122 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 122
102
)*
professora que chama a atenção para a percepção dos docentes em face das
necessidades:
...em parte, é intuição dos docentes que convivem com os estudantes
e estão enxergando a necessidade de dar um reforço nas questões de
políticas de saúde, por exemplo, e em parte também porque, embora
o que eu saiba, o Departamento de Saúde Coletiva nunca tenha pego
os resultados do TPMed na área de Saúde Coletiva das questões
específicas, para analisar se os nossos alunos foram um desastre na
questão X,Y,Z que tratam de tais assuntos, significa que os assuntos
X,Y,Z estão fracos, porque já deviam estar respondendo essas
questões com mais acerto. Que eu saiba, o departamento nunca fez
isso. Por isso é que os ajustes são feitos um pouco na intuição, na
percepção que fazem das conversas, dos alunos mesmo. (PUEL3)
Os resultados encontrados nesta categoria revelam a
importância das estratégias de aprendizagem, reconhecendo a singularidade
com que são empregadas pelos estudantes e a sua pluralidade, o que se
expressa na variação dos tipos e na articulação dos diferentes modos de
ensino, dos procedimentos empregados e das estratégias para aprender.
Revelam ainda os tênues limites que separam as avaliações
formais das iniciativas que priorizam a auto-avaliação dos estudantes e a
experiência dos docentes na busca de constante aprimoramento das práticas
de ensino e do acompanhamento dos processos de aprendizagem. Por mais
difícil que seja a operacionalização de procedimentos tão diferentes, é
verdade que, juntos, eles parecem exercer o seu papel.
&4
5—/
!. /0