Page 122 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 122

102

                             )*


                            professora que chama a atenção para a percepção dos docentes em face das

                            necessidades:


                                    ...em parte, é intuição dos docentes que convivem com os estudantes
                                    e estão enxergando a necessidade de dar um reforço nas questões de
                                    políticas de saúde, por exemplo, e em parte também porque, embora
                                    o que eu saiba, o Departamento de Saúde Coletiva nunca tenha pego
                                    os  resultados  do  TPMed  na  área  de  Saúde  Coletiva  das  questões
                                    específicas, para analisar se os nossos alunos foram um desastre na
                                    questão X,Y,Z que tratam de tais assuntos, significa que os assuntos
                                    X,Y,Z  estão  fracos,  porque  já  deviam  estar  respondendo  essas
                                    questões com mais acerto. Que eu saiba, o departamento nunca fez
                                    isso. Por isso é que os ajustes são feitos um pouco na intuição, na
                                    percepção que fazem das conversas, dos alunos mesmo. (PUEL3)



                                            Os  resultados  encontrados  nesta  categoria  revelam  a

                            importância das estratégias de aprendizagem, reconhecendo a singularidade

                            com  que  são  empregadas  pelos  estudantes  e  a  sua  pluralidade,  o  que  se

                            expressa  na  variação  dos  tipos  e  na  articulação  dos  diferentes  modos  de


                            ensino, dos procedimentos empregados e das estratégias para aprender.


                                            Revelam ainda os tênues limites que separam as avaliações


                            formais  das  iniciativas  que  priorizam  a  auto-avaliação  dos  estudantes  e  a

                            experiência dos docentes na busca de constante aprimoramento das práticas

                            de ensino e do acompanhamento dos processos de aprendizagem. Por mais

                            difícil  que  seja  a  operacionalização  de  procedimentos  tão  diferentes,  é

                            verdade que, juntos, eles parecem exercer o seu papel.










                                                   &4  

5—/

  !. /0
   117   118   119   120   121   122   123   124   125   126   127