Page 127 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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tutores, o décimo tutor é o nó. E aí dentro dos outros que já estão
nove, é o tutor em si, é a atitude dele frente ao aluno, isso me
preocupa um pouco. Às vezes me dá uma angústia. Eu estou lá
tutorando, aí eu estou no intervalo, eu vejo um docente da minha
área já devolvendo a pastinha, ele já fez tudo, enquanto eu fiz a
primeira parte em uma hora e meia, ele fez tudo. Isso me angustia,
isso eu sinto que é uma coisa que está escapando da nossa mão, está
escapando ao nosso controle, que eu sinto que não existe uma
uniformidade dos tutores em sentir a importância disso. Eu não sou
o último a sair, mas na metade, a hora que eu termino, olho os
buraquinhos, tem três, dois, três vazios, aí eu fico pensando, é uma
coisa que me preocupa, porque daí eu sinto que existe dentro do
modelo que é pra ser muito bom, muita heterogeneidade. Então, isso
me angustia um pouco. Mas, pensando no ideal, idealizando uma
coisa bem feita, eu sinto essa planilha aqui boa, com restrições à 5ª e
à 6ª séries, que eu vivi no Internato, vivo ali o Internato e eu sinto
essa fragmentação do nosso Internato. Tem a coisa boa e tem a coisa
ruim, mas eu penso que a gente podia rediscutir esse Internato, olha
a 6ª série como é fragmentadézima. (GUEL3)
Como se pode observar nos relatos acima, há unanimidade
entre os gestores com relação ao valor dos documentos relacionados ao
projeto político-pedagógico do curso, que os consideram instrumentos de
apoio real à implantação e consolidação das reformas curriculares. Na
vivência dos gestores, a importância dos documentos é, no entanto,
proporcional aos desafios para a sua efetiva implementação. Nascem aí os
problemas do currículo tal como ele é vivido na prática.
Nas considerações sobre a proposta pedagógica, destacam-
se as diferenças entre avaliação quantitativa e qualitativa e as suas
contribuições para a formação do estudante na articulação entre ciência e
serviço que se desenvolve desde a primeira série. Para os entrevistados, os
vários instrumentos de avaliação se mostraram um importante facilitador da
construção do processo de ensino-aprendizagem ao longo do curso. Sua
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