Page 127 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                    tutores, o décimo tutor é o nó. E aí dentro dos outros que já estão
                                    nove,  é  o  tutor  em  si,  é  a  atitude  dele  frente  ao  aluno,  isso  me
                                    preocupa  um  pouco.  Às  vezes  me  dá  uma  angústia.  Eu  estou  lá
                                    tutorando,  aí eu  estou  no  intervalo,  eu  vejo  um  docente  da  minha
                                    área  já  devolvendo  a  pastinha,  ele  já  fez  tudo,    enquanto  eu  fiz  a
                                    primeira parte em uma hora e meia, ele fez tudo. Isso me angustia,
                                    isso eu sinto que é uma coisa que está escapando da nossa mão, está
                                    escapando  ao  nosso  controle,  que  eu  sinto  que  não  existe  uma
                                    uniformidade dos tutores em sentir a importância disso. Eu não sou
                                    o  último  a  sair,  mas  na  metade,  a  hora  que  eu  termino,  olho  os
                                    buraquinhos, tem três, dois, três vazios, aí eu fico pensando, é uma
                                    coisa  que  me  preocupa,  porque  daí  eu  sinto  que  existe  dentro  do
                                    modelo que é pra ser muito bom,  muita heterogeneidade. Então, isso
                                    me  angustia  um  pouco.  Mas,  pensando  no  ideal,  idealizando  uma
                                    coisa bem feita, eu sinto essa planilha aqui boa, com restrições à 5ª e
                                    à 6ª séries, que eu vivi no Internato, vivo ali o Internato e eu sinto
                                    essa fragmentação do nosso Internato. Tem a coisa boa e tem a coisa
                                    ruim, mas eu penso que a gente podia rediscutir esse Internato, olha
                                    a 6ª série como é fragmentadézima. (GUEL3)



                                            Como  se  pode  observar  nos  relatos  acima,  há  unanimidade

                            entre  os  gestores  com  relação  ao  valor  dos  documentos  relacionados  ao

                            projeto  político-pedagógico  do  curso,  que  os  consideram  instrumentos  de

                            apoio  real  à  implantação  e  consolidação  das  reformas  curriculares.  Na

                            vivência  dos  gestores,  a  importância  dos  documentos  é,  no  entanto,


                            proporcional  aos  desafios  para  a  sua  efetiva  implementação.  Nascem  aí  os

                            problemas do currículo tal como ele é vivido na prática.


                                            Nas  considerações sobre  a  proposta  pedagógica,  destacam-


                            se  as  diferenças  entre  avaliação  quantitativa  e  qualitativa  e  as  suas

                            contribuições  para  a  formação  do  estudante  na  articulação  entre  ciência  e

                            serviço que se desenvolve desde a primeira série. Para os entrevistados, os

                            vários  instrumentos  de  avaliação  se  mostraram um  importante  facilitador  da


                            construção  do  processo  de  ensino-aprendizagem  ao  longo  do  curso.  Sua

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