Page 132 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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Medicina, de outras áreas, não é só da área de Saúde Coletiva, de
aproveitar a vinda dessa professora Lea Anastasiou para encontros
mensais, uma vez por mês, de discutirmos a prática docente, e têm
vários nomes de docentes ligados ao Departamento de Saúde
Coletiva que estão interessados em participar desta iniciativa.
(PUEL2)
Quanto à avaliação negativa desses mecanismos, destacam-
se: a ausência da formação pedagógica no Internato; a resistência dos
docentes a mudanças; a falta de continuidade de algumas boas iniciativas de
acompanhamento das reuniões com os tutores enquanto transcorre a
execução do módulo; a consultoria pedagógica que envolve e atinge poucos
docentes do curso; a maior preocupação com os professores tutores do que
com os professores que atuam nos outros módulos longitudinais, como o de
Habilidades Clínicas e Atitudes ou os de interação entre ensino, serviço de
saúde e comunidade. No depoimento abaixo, ficam evidentes algumas das
dificuldades apontadas:
Existe um programa de capacitação e educação permanente dos
docentes envolvidos com o Curso de Medicina da UEL, (...) isso na
questão dos tutores para atuar nos módulos interdisciplinares que
utilizam a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas ou
PBL. (...) - embora eu não saiba se essa educação permanente feita
nos módulos com os professores não esteja mais como foi há dois ou
três anos atrás, uma experiência muito boa, mas existem também
afora esses cursos que as pessoas fazem uma vez, não existem outros
cursos, estão sendo elaborados. A proposta do curso avançado de
formação de tutores, que é uma discussão mais recente, mas além
disso, a atuação nos módulos de prática de interação ensino-serviço-
comunidade que são os módulos que utilizam a problematização
existe uma formação que é feita através de oficinas de trabalho que
se realizam, ou de planejamento dos módulos e de avaliação do que
aconteceu, que não deixam de ser momentos de reflexão e de
capacitação, de revisão, aprofundamento teórico-conceitual para
melhorar as práticas. Fora isso, no Internato, lamentavelmente, nós
estamos carentes desse tipo de enfoque, quer dizer, o curso, no
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