Page 132 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                    Medicina, de outras áreas, não é só da área de Saúde Coletiva, de
                                    aproveitar a vinda dessa professora Lea Anastasiou para encontros
                                    mensais, uma vez por mês, de discutirmos a prática docente, e têm
                                    vários  nomes  de  docentes  ligados  ao  Departamento  de  Saúde
                                    Coletiva  que  estão  interessados  em  participar  desta  iniciativa.
                                    (PUEL2)


                                            Quanto à avaliação negativa desses mecanismos, destacam-

                            se:  a  ausência  da  formação  pedagógica  no  Internato;  a  resistência  dos

                            docentes a mudanças; a falta de continuidade de algumas boas iniciativas de

                            acompanhamento  das  reuniões  com  os  tutores  enquanto  transcorre  a

                            execução do módulo; a consultoria pedagógica que envolve e atinge poucos


                            docentes do curso; a maior preocupação com os professores tutores do que

                            com os professores que atuam nos outros módulos longitudinais, como o de

                            Habilidades  Clínicas  e  Atitudes  ou  os  de  interação  entre  ensino,  serviço  de


                            saúde  e comunidade. No depoimento abaixo, ficam evidentes algumas das

                            dificuldades apontadas:


                                    Existe  um  programa  de  capacitação  e  educação  permanente  dos
                                    docentes envolvidos com o Curso de Medicina da UEL, (...) isso na
                                    questão  dos tutores  para  atuar  nos  módulos  interdisciplinares  que
                                    utilizam a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas ou
                                    PBL. (...) - embora eu não saiba se essa educação permanente feita
                                    nos módulos com os professores não esteja mais como foi há dois ou
                                    três  anos  atrás,  uma  experiência  muito  boa,  mas  existem  também
                                    afora esses cursos que as pessoas fazem uma vez, não existem outros
                                    cursos, estão sendo elaborados.  A  proposta do curso  avançado de
                                    formação de tutores, que é uma discussão mais recente, mas além
                                    disso, a atuação nos módulos de prática de interação ensino-serviço-
                                    comunidade  que  são  os  módulos  que  utilizam  a  problematização
                                    existe uma formação que é feita através de oficinas de trabalho que
                                    se realizam, ou de planejamento dos módulos e de avaliação do que
                                    aconteceu,  que  não  deixam  de  ser  momentos  de  reflexão  e  de
                                    capacitação,  de  revisão,  aprofundamento  teórico-conceitual  para
                                    melhorar as práticas. Fora isso, no Internato, lamentavelmente, nós
                                    estamos  carentes  desse  tipo  de  enfoque,  quer  dizer,  o  curso,  no


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