Page 134 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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momentos mais específicos de uma reflexão para a educação
permanente mais formal, nós não temos tido, porque não temos
pernas, eu acho. Pela sobrecarga de trabalho, pela dificuldade de
ampliar com outros profissionais de outra formação, de outras áreas
de conhecimento. Estamos mesmo muito envolvidos com o trabalho
batidão do dia a dia. (PUEL4)
Nessa categoria de análise da inserção da Saúde Coletiva no
PPPMed parece haver um consenso sobre o interesse e o esforço da
instituição em garantir condições para o desenvolvimento do projeto. Uma
tímida oposição aparece entre alguns gestores que acusam docentes ou
tutores da falta de envolvimento com o curso e entre alguns professores que,
por causa de excesso de trabalho assistencial, sentem alguma dificuldade em
atender todas as demandas acadêmicas.
Os depoimentos revelam que a percepção de gestores e
professores sobre os referidos mecanismos de formação e apoio à ação
docente é algo complexo e dinâmico e que, ao longo dos tempos, vem se
assumindo de diferentes formas e ênfases, ora com dificuldades, ora com o
aparecimento de novas medidas, iniciativas e projetos.
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