Page 134 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 134

114

                             )*


                                    momentos  mais  específicos  de  uma  reflexão  para  a  educação
                                    permanente  mais  formal,  nós  não  temos  tido,  porque  não  temos
                                    pernas, eu  acho. Pela  sobrecarga de  trabalho, pela  dificuldade de
                                    ampliar com outros profissionais de outra formação, de outras áreas
                                    de conhecimento. Estamos mesmo muito envolvidos com o trabalho
                                    batidão do dia a dia. (PUEL4)



                                            Nessa categoria de análise da inserção da Saúde Coletiva no


                            PPPMed  parece  haver  um  consenso  sobre  o  interesse  e  o  esforço  da

                            instituição  em  garantir  condições  para  o  desenvolvimento  do  projeto.  Uma

                            tímida  oposição  aparece  entre  alguns  gestores  que  acusam  docentes  ou

                            tutores da falta de envolvimento com o curso e entre alguns professores que,


                            por causa de excesso de trabalho assistencial, sentem alguma dificuldade em

                            atender todas as demandas acadêmicas.


                                            Os  depoimentos  revelam  que  a  percepção  de  gestores  e


                            professores  sobre  os  referidos  mecanismos  de  formação  e  apoio  à  ação

                            docente  é  algo  complexo  e  dinâmico  e  que,  ao  longo  dos  tempos,  vem  se

                            assumindo de diferentes formas e ênfases, ora com dificuldades, ora com o


                            aparecimento de novas medidas, iniciativas e projetos.

















                                                 )4  

5—
+
$+
	
. /0
   129   130   131   132   133   134   135   136   137   138   139