Page 138 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                    é  uma  coisa  que  a  gente  percebe  por  parte  dos  estudantes  as
                                    iniciativas  que  estão  acontecendo  de  não  ficar  só  Medicina,
                                    Medicina e Medicina, mas se ampliar para outras coisas, isso é uma
                                    coisa  interessante.  Agora,  em  termos  curriculares,  acho  que  são
                                    insuficientes essas iniciativas, pelo menos até o quarto ano tinha que
                                    ter  PIN  1,  PIN  2,  PIN3  e  PIN  4,  eles  tinham  que  continuar  essas
                                    atividades,  até  para  ter  uma  maturação  dessa  convivência
                                    multiprofissional  e  desse  crescimento  conjunto  nessas  atividades
                                    todas.  Temos  poucos  projetos  de  pesquisa  e  extensão
                                    interdisciplinares,  então  acho  que  ainda  temos  muito  chão  pela
                                    frente. (PUEL4)



                                            O coordenador do Curso de Medicina espera o envolvimento


                            dos  outros  cursos,  porém  os  estímulos  são  poucos.  O  curso  está  bem

                            adaptado em termos de metodologias de ensino-aprendizagem, mas não há

                            muitos  momentos  extra-muros  do  CCS/HU.  O  Internato  continua  isolado

                            desse processo e totalmente hospitalocêntrico, mesmo sendo um importante

                            espaço de aprendizado e não apenas de treinamento basicamente tecnicista.



                                            A  coordenação  do  curso  percebe  essas  necessidades,  sabe

                            que  as  mudanças  e  avanços  são  necessários  e  considera  que  o  que  se

                            conquistou  no  Curso  de  Medicina  da  UEL  é  pouco  compartilhado  com  os


                            demais  cursos  da  área  da  saúde,  o  que  poderia  possibilitar  uma  maior

                            integração desses cursos nos espaços comuns de ensino-aprendizagem.


                                    Falando um pouco sobre as atividades conjuntas de formação com
                                    estudantes de outras carreiras, o que eu posso dizer sobre isso é que,
                                    lamentavelmente,  uma  rica  experiência  que  durante  muitos  anos  a
                                    gente  teve  aqui  no  curso  que  foi  um  entrosamento  com  a
                                    Enfermagem,  a  Farmácia  Bioquímica,  a  Odontologia  e  a
                                    Fisioterapia  através  dos  estudantes  da  primeira  série,  um  projeto
                                    especial de ensino, práticas interdisciplinares, menos por problemas
                                    nossos do Curso de Medicina e mais por dificuldades dos respectivos
                                    colegiados  desses  cursos,  que  não  conseguiram  implementar  as
                                    mudanças necessárias. Hoje,  a gente está  reduzido  só  ao trabalho


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