Page 143 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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é extremamente importante. Eles conhecendo, já durante o curso,
qual é o papel deles, qual é o papel da enfermeira, qual é o papel do
fisioterapeuta, qual é o papel do agente administrativo, do
andamento, acho importante isso deveria ser incentivado, esse
trabalho conjunto com outros cursos, não só com a Enfermagem,
mas também com a Fisioterapia. Acho que devia ser mais envolvido,
estar mais ligado, porque na hora que a gente está trabalhando no
Hospital, é o dia-a-dia nosso é junto com a Enfermagem e junto com
a Fisioterapia. Existem uns ranços, umas coisas, uns pré-
julgamentos, preconceitos em relação a isso, que eu penso que se
começar durante o curso já ir surgindo situações que puderem ir se
resolvendo, seria melhor. (GUEL3)
Complementando os depoimentos anteriores, outro professor
do curso lembra que a questão do trabalho multiprofissional também se
expressa em algumas atividades extra-curriculares interessantes e recentes:
Agora, atividades extra-curriculares que eu conheça, você tem
atividades como as ligas acadêmicas, que da nossa área [saúde
coletiva] a que mais se aproxima dela possa ser a liga do Trauma.
Já teve grupos interessados em montar uma Liga Acadêmica de
Saúde Coletiva, mas até agora não foi prá frente e tem também uma
iniciativa acadêmica extremamente interessante que eu estou me
aproximando dela este ano, aliás, eles se aproximaram de mim, que
é a International Federation of Londrina Medical Students – IFLMS,
em que nós estamos desenvolvendo este ano atividades com um
grupo razoável de estudantes de caráter extracurricular. A maioria
de Medicina, mas alguns poucos de outros cursos. (PUEL1)
Pode-se afirmar que a Saúde Coletiva, no currículo relatado
da UEL, é um campo de conhecimento dentro do SUS em Londrina, que tem
na questão das competências gerais apontadas pelas DCN e, em particular,
no trabalho multiprofissional, um dos elementos dinamizadores da sua
atuação curricular e extracurricular. O reconhecimento disso parece ser um
consenso entre os estudantes, professores e gestores entrevistados.
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