Page 143 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                    qual é o papel deles, qual é o papel da enfermeira, qual é o papel do
                                    fisioterapeuta,  qual  é  o  papel  do  agente  administrativo,  do
                                    andamento,  acho  importante  isso  deveria  ser  incentivado,  esse
                                    trabalho  conjunto  com  outros  cursos,  não  só  com  a  Enfermagem,
                                    mas também com a Fisioterapia. Acho que devia ser mais envolvido,
                                    estar mais ligado, porque na hora que a gente está trabalhando no
                                    Hospital, é o dia-a-dia nosso é junto com a Enfermagem e junto com
                                    a  Fisioterapia.  Existem  uns  ranços,  umas  coisas,  uns  pré-
                                    julgamentos,  preconceitos  em  relação  a  isso,  que  eu  penso  que  se
                                    começar durante o curso já ir surgindo situações que puderem ir se
                                    resolvendo, seria melhor. (GUEL3)



                                            Complementando os depoimentos anteriores, outro professor

                            do  curso  lembra  que  a  questão  do  trabalho  multiprofissional  também  se


                            expressa em algumas atividades extra-curriculares interessantes e recentes:


                                    Agora,  atividades  extra-curriculares  que  eu  conheça,  você  tem
                                    atividades  como  as  ligas  acadêmicas,  que  da  nossa  área  [saúde
                                    coletiva]  a que mais se aproxima dela possa ser a liga do Trauma.
                                    Já  teve  grupos  interessados  em  montar  uma  Liga  Acadêmica  de
                                    Saúde Coletiva, mas até agora não foi prá frente e tem também uma
                                    iniciativa  acadêmica  extremamente  interessante  que  eu  estou  me
                                    aproximando dela este ano, aliás, eles se aproximaram de mim, que
                                    é a International Federation of Londrina Medical Students – IFLMS,
                                    em  que  nós  estamos  desenvolvendo  este  ano  atividades  com  um
                                    grupo razoável de estudantes de caráter extracurricular. A maioria
                                    de Medicina, mas alguns poucos de outros cursos. (PUEL1)


                                            Pode-se  afirmar  que  a Saúde Coletiva,  no  currículo relatado


                            da UEL, é um campo de conhecimento dentro do SUS em Londrina, que tem

                            na questão das competências gerais apontadas pelas DCN e, em particular,

                            no  trabalho  multiprofissional,  um  dos  elementos  dinamizadores  da  sua

                            atuação  curricular  e  extracurricular.  O  reconhecimento  disso  parece  ser  um


                            consenso entre os estudantes, professores e gestores entrevistados.



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