Page 141 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 141

121

                             )*


                                    contínuo  com  outra  visão  de  paciente,  outra  visão  de  cuidado,  de
                                    atenção à saúde. (EUEL2)



                                    Quando as atividades envolviam as cinco carreiras da área da saúde

                            existentes no CCS da UEL, através do Projeto Especial de Ensino voluntário

                            chamado de PEEPIN, havia menor polarização entre estudantes de Medicina

                            e  de  Enfermagem,  o  que  passou  a  existir  com  a  sua  institucionalização


                            curricular  posterior,  apenas  para  esses  dois  cursos.  Houve  certo  recuo  no

                            trabalho  multiprofissional  possível  na  década  de  1990,  como  relata  o

                            estudante que já era graduado em outro curso da UEL quando ingressou no

                            de Medicina:



                                    Eu  que  já  vivenciei  esses  dois  lados,  posso  falar  um  pouquinho
                                    melhor.  Acho  que  o  que  foi  dito  pelo  meu  colega  interno  é
                                    importantíssimo  essa  vivência  e  conhecer,  entender  melhor  o
                                    trabalho do outro profissional. E eu senti que no PEPPIN o trabalho
                                    multidisciplinar era bem melhor e bem mais aproveitado do que é
                                    agora. Porque acho que o grupo ficava mais homogêneo. Coisa que
                                    eu vejo que agora é mais assim: o pessoal da Enfermagem de um
                                    lado e o pessoal da Medicina do outro. Então, quando a gente fazia
                                    atividades  com  o  pessoal  de  Farmácia,  Fisioterapia  e  Odonto,
                                    apesar  de  que  a  gente  quando  chegava,  eu  que  estava  fazendo
                                    Fisioterapia, às vezes parava e falava assim: "o que eu estou fazendo
                                    aqui, se a gente nem faz atuação em UBS?". Mas eu via que o grupo
                                    era bem mais homogêneo, que o trabalho fluía melhor, que o vínculo
                                    era maior até entre o pessoal da UBS e os estudantes.  Agora eu me
                                    deparei  esse  ano,  com  o  pessoal  de  Medicina  e  pessoal  da
                                    Enfermagem,  então  não  sei  como  trabalhar  isso  [equipe
                                    multiprofissional]? (EUEL1)


                                            Quanto  ao  grau  de  aderência  do  curso  às  DCN,  observa-se

                            um percentual elevado, nesta avaliação qualitativa de um informante-chave, o

                            coordenador do curso:


                                                      74  

5— 
8. /09
                                                                                        


:
   136   137   138   139   140   141   142   143   144   145   146