Page 137 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            Mestrado em Saúde Coletiva e na produção de conhecimento na área através

                            de dissertações.


                                            Nesta  categoria  analítica  buscou-se  saber,  também,  qual  o


                            resultado das estratégias efetivamente utilizadas pelo Curso de Medicina da

                            UEL e/ou os principais avanços e obstáculos enfrentados na implementação

                            das  DCN  na  visão  dos  entrevistados,  considerando  que  esta  é  uma


                            construção coletiva inacabada onde, inclusive, a leitura e a interpretação do

                            texto  legal  para  o  contexto  da  instituição  faz  parte  de  um  processo  mais

                            específico de análise.



                                            Destacaram-se  nas  atividades  multiprofissionais  curriculares

                            apenas  o  PIN1  e  o  PIN2.  Os  estudantes  buscam  se  relacionar  com  outros

                            cursos  em  espaços  extra-acadêmicos  como  as  Ligas  Acadêmicas,  inclusive

                            de  Saúde  da  Família  e,  mais  recentemente,  através  do  projeto  de


                            humanização  SensibilizARTE,  inspirado  no  programa  “A  Arte  na  Medicina”

                            que tem como princípio básico para as suas atividades: às vezes cura, de vez

                            em  quando  alivia,  mas  sempre  consola  (CAMPELLO,  2006).  Observe-se  o

                            depoimento de uma professora:



                                    Acho  que  são  insuficientes  e  precisamos  ter  mais  gente  para  se
                                    envolver  na  ampliação  disso.  Ontem  foi  uma  grata  surpresa,  o
                                    Grupo do Projeto SensibilizArTe, que abriu o Módulo do PIN1 no
                                    anfiteatro do CCS, falou da proposta e convidou a Enfermagem e as
                                    outras  áreas,  a  Fisioterapia  que  já  está  participando,  tem  esses
                                    projetos,  essa  iniciativa  dos  estudantes,  as  Ligas  Acadêmicas  que
                                    estão  se  abrindo  para  além  da  Medicina,  começando  a  envolver
                                    outros profissionais. O que eu sinto é que esse movimento, dos anos
                                    de 1990 para cá, vem avançando no sentido da questão mesmo da
                                    interdisciplinaridade, do conceito ampliado de saúde. Acho que isso


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