Page 136 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            educadores  e  das  associações  educacionais,  representando  um  notável

                            avanço da educação médica, já que indicam caminhos para o enfrentamento

                            dos desafios apontados acima.


                                            Um  dos  principais  aspectos  das  diretrizes  curriculares  que


                            também  foi  enfatizado  nas  entrevistas  é  a  indicação  de  que  a  formação  de

                            graduação  médica  deve  vincular  a  formação  acadêmica  às  necessidades

                            sociais  de  saúde,  com  ênfase  no  SUS.  As  DCN  indicam  que  os  cursos  de

                            graduação devem ter como eixo do seu desenvolvimento curricular o processo


                            saúde-doença em todas as suas dimensões e manifestações, considerando o

                            cidadão,  a família e a comunidade, integrados  à  realidade  epidemiológica  e

                            social.


                                            Entre as competências gerais dos médicos, ressaltou-se nas


                            diretrizes que  “os  profissionais de  saúde, dentro  de seu  âmbito  profissional,

                            devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e

                            reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo”. Questionou-

                            se,  nas  entrevistas  realizadas,  quais  seriam  as  competências  “próprias”  ou


                            específicas  da  área  de  Saúde  Coletiva  e  não  gerais  da  área  da  saúde,  no

                            currículo do Curso de Medicina da UEL.


                                            De modo geral, foi relatado que a participação específica da

                            Saúde Coletiva na graduação médica da UEL não tem sido objeto de reflexão


                            sistemática  e  coletiva,  já  que  o  grande  esforço  do  Departamento  de  Saúde

                            Coletiva,  mais  recentemente,  concentrou-se  na  pós-graduação,  através  do



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