Page 131 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 131
111
)*
assessoria pedagógica, por profissional da área, ao curso como um todo e,
em especial, aos professores.
As entrevistas permitiram observar que os princípios da
aprendizagem de adultos, o conhecimento de como as pessoas aprendem e
de como os problemas podem ser usados na aprendizagem auto-dirigida e em
pequenos grupos, foram efetivamente incorporados graças às iniciativas
empreendidas e ao conjunto das experiências vividas na instituição (Mennin,
2007).
Além disso, o constante estímulo à capacitação docente,
realizada de diversas formas, e a criação de espaços internos para discussão
coletiva sobre temas relacionados à educação por docentes do Departamento
de Saúde Coletiva são exemplos de avaliações positivas, como se observa no
seguinte relato:
Quanto ao desenvolvimento docente, existe a capacitação formal de
Mestrado e Doutorado, que eu percebo que os docentes do
Departamento de Saúde Coletiva estão bastante ativos, todos
procurando se capacitar ao máximo, mesmo quem já fez doutorado,
quer sair para fazer um pós-doutorado e etc. Atualmente, eu acho
que até os professores contratados temporariamente, acredito que
todos eles tenham, no mínimo, o grau de mestre em Saúde Coletiva.
Além disso, nós temos, através do Colegiado de Medicina, atividades
de capacitação para a ação docente, que são treinamentos básicos
de curta duração, em geral de 12 horas, para que o professor
entenda, compreenda essa proposta do currículo integrado. A
proposta pedagógica deste currículo integrado, e acredito que de
todos, pelo menos os da área da Medicina, mas mesmo a maior parte
dos profissionais das outras áreas que atuam no departamento já
participaram deste treinamento rápido e eu vejo interesse de
algumas pessoas em buscar outras informações sobre o papel do
docente, sobre formas de avaliação de estudante, sobre como
desenvolver bem o papel de professor. Existe uma proposta agora,
para 2007, até a gente está formando um grupo pelo Colegiado de
)4
5—
+
$+
. /0