Page 131 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 131

111

                             )*


                            assessoria pedagógica, por profissional  da  área, ao curso como  um todo  e,

                            em especial, aos professores.


                                            As  entrevistas  permitiram  observar  que  os  princípios  da


                            aprendizagem de adultos, o conhecimento de como as pessoas aprendem e

                            de como os problemas podem ser usados na aprendizagem auto-dirigida e em

                            pequenos  grupos,  foram  efetivamente  incorporados  graças  às  iniciativas

                            empreendidas e ao conjunto das experiências vividas na instituição (Mennin,

                            2007).



                                            Além  disso,  o  constante  estímulo  à  capacitação  docente,

                            realizada de diversas formas, e a criação de espaços internos para discussão

                            coletiva sobre temas relacionados à educação por docentes do Departamento


                            de Saúde Coletiva são exemplos de avaliações positivas, como se observa no

                            seguinte relato:


                                    Quanto ao desenvolvimento docente, existe a capacitação formal de
                                    Mestrado  e  Doutorado,  que  eu  percebo  que  os  docentes  do
                                    Departamento  de  Saúde  Coletiva  estão  bastante  ativos,  todos
                                    procurando se capacitar ao máximo, mesmo quem já fez doutorado,
                                    quer sair para fazer um pós-doutorado e etc. Atualmente, eu acho
                                    que  até  os  professores  contratados  temporariamente,  acredito  que
                                    todos eles tenham, no mínimo, o grau de mestre em Saúde Coletiva.
                                    Além disso, nós temos, através do Colegiado de Medicina, atividades
                                    de capacitação para a ação docente, que são treinamentos básicos
                                    de  curta  duração,  em  geral  de  12  horas,  para  que  o  professor
                                    entenda,  compreenda  essa  proposta  do  currículo  integrado.  A
                                    proposta pedagógica  deste currículo integrado, e acredito  que   de
                                    todos, pelo menos os da área da Medicina, mas mesmo a maior parte
                                    dos  profissionais  das  outras  áreas  que  atuam  no  departamento  já
                                    participaram  deste  treinamento  rápido  e  eu  vejo  interesse  de
                                    algumas  pessoas  em  buscar  outras  informações  sobre  o  papel  do
                                    docente,  sobre  formas  de  avaliação  de  estudante,  sobre  como
                                    desenvolver bem o papel de professor. Existe uma proposta agora,
                                    para 2007, até a gente está formando um grupo pelo Colegiado de

                                                 )4  

5—
+
$+
	
. /0
   126   127   128   129   130   131   132   133   134   135   136